As famílias com renda de até três salários mínimos (somando o salário de todos os membros da família), ou com renda inferior a meio salário mínimo por pessoa, devem fazer o cadastro. O atendimento será das 12h às 18h, e os locais do mutirão são: 09, 10 e 11/04 – Cras Jardim Europa (associação de moradores do Jardim Bela Vista, anexo ao Cras do Jardim Europa);12 e 13/04 – CERTI do Jardim Coopagro (Cras Jardim Coopagro); 16, 17 e 18/04 – Centro Cultural Ondy Niederauer (Cras Vila Pioneiro); 19/04 – Certi do Jardim Coopagro, que será exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos de idade.
Segundo a secretária de Assistência Social, Marisa Ramos dos Santos Cardoso, as expectativas foram superadas nos primeiros dias de ação. “As famílias estão comparecendo e correspondendo ao chamado. Acredito que com essa ação vamos praticamente zerar a fila do Cadastro Único e atingir nossa meta”, diz Marisa. A estimativa do IBGE é de que existam em Toledo cerca de cinco mil famílias nesta condição.
Conforme a secretária, o trabalho foi muito bem organizado, com o envio de comunicados às famílias, através dos estudantes. Com isso, as pessoas não permanecem mais que uma hora no local para fazer o seu cadastro. “Antes a pessoa tinha que retornar ao Cras no mínimo umas três vezes, se faltava um ou outro documento. Isso retardava o processo. As famílias chegavam a aguardar 2 meses para o cadastro ficar pronto. Durante a ação, se a pessoa trouxer todos os documentos, o cadastro fica pronto no mesmo dia, dentro de uma hora”,acrescenta Marisa.
O município de Toledo possui no sistema 5.300 famílias cadastradas. As famílias cadastradas devem anualmente procurar o Cras mais próximo e fazer a atualização do cadastro. Com isso, elas poderão participar dos mais diferentes programas sociais como: Projovem, Bem Toledo, PETI, Florir Toledo, Bolsa Família, baixa renda de água e luz, acesso ao pedido de isenção do pagamento de IPTU e cursos de qualificação, carteirinha de passe-livre para idosos e pessoas com deficiência, inscrição nos programas de casas populares, acesso a contribuição mínima do INSS para a aposentadoria da dona de casa, e outros benefícios eventuais como auxílio natalidade, funeral e para teste de DNA, além de isenção da taxa de inscrição para Concurso Público federal.
A ação concentrada está sendo desenvolvida por 25 pessoas, sendo 16 estagiários da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do curso de Serviço Social, e 9 funcionários da secretaria. Antes de iniciar os trabalhos os estudantes passaram por um curso de capacitação.
Documentos necessários para fazer o cadastro:
- Original e xerox da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento de todas as pessoas que moram na casa;
- Original e xerox da carteira de trabalho (frente e verso da página da foto) de todas as pessoas da casa e cópia do recibo de salário dos mesmos. Se alguém da casa trabalha como autônomo deverá apresentar declaração da renda mensal bruta;
- Original e xerox do comprovante de endereço (talão de luz e água);
- Declaração de matrícula atualizada de todos os membros da família que estão estudando;
-Original e xerox da capa do carnê de IPTU(se a casa for alugada, pedir a cópia ao dono)
- Declaração do posto de saúde mais próximo de sua residência (para isto um responsável da família deverá levar as carteirinhas de vacinação e do SUS de todos os membros da família ao posto de saúde antes do dia do cadastro para solicitar a declaração).
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Ação concentrada agiliza a emissão do Cadastro Único
Segue até o próximo dia 20 a ação concentrada para a realização do Cadastro Único no município de Toledo. O mutirão está sendo realizado pela Secretaria de Assistência Social e tem o objetivo de agilizar a emissão do documento. O Cadastro Único reúne um conjunto de dados que permite conhecer e acompanhar a situação socioeconômica das famílias de baixa renda que residem no município. Ele é um dos requisitos para a adesão das famílias a benefícios sociais.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025