Delabio conta que o objetivo do grupo foi atingido, pois muitas pessoas ao lerem as faixas paravam liam e algumas até retornavam. “Nosso objetivo era simplesmente fazer com que as pessoas refletissem sobre como estamos achando natural perder alguns valores. Precisamos consumir de forma consciente e respeitar aquilo que aprendemos em nossas famílias. O consumo desenfreado não ajuda as pessoas. Trabalhar feriados e domingos só ajuda as famílias se distanciarem e as consequências estão aí”, alerta.
Quanto ao trabalho aos domingos Vagner Delabio comenta que conversa com diversos empresários e que muitos dizem não desejar manter está prática, mas se veem obrigados por conta da concorrência. “Gostaria de pedir aos consumidores que refletissem se existe a necessidade de ir ao comércio aos domingos. Será que se nos organizarmos durante a semana ou no sábado não conseguimos fazer nossas compras nestes horários? Aos empresários peço que refitam a real necessidade de abrir aos domingos. Como é possível atingir o consumidor preservando o domingo, momento para viver em família. Será que seus funcionários não trabalhariam mais satisfeitos e produziriam mais? Será que não estamos interessados só no lucro exagerado?”, questiona Delabio.
O membro da Renovação Carismática adverte que mesmo as pessoas que não são cristãs podem ajudar neste movimento. “Mesmo que você não creia, não tenha uma religião pode ajudar nessa jornada de sensibilização da sociedade porque o domingo é um dia para reunir a família, as pessoas que você ama. Só o fato de ter um tempo, um dia para conviver com pais, filhos é uma oportunidade de manter a família unidade, selar valores que vão protegê-la de tudo o que está aí. As pessoas que trabalham neste comércio também têm famílias e precisam deste momento com seus filhos, pais, esposa ou esposo. Precisamos pensar nisso”.
Por Selma Becker
GERAL
Grupo protesta contra a abertura do comércio no feriado e aos domingos
Um grupo de amigos da Renovação Carismática realizou na sexta-feira Santa um protesto silêncio e pacífico em frente à empresa Havan. Segundo um dos participantes da mobilização, Vagner Delabio o intuito do grupo não era afrontar os comerciantes, nem mesmo os consumidores, mas sim sensibilizá-los para a preservação de alguns valores que estão sendo deixados de lado em detrimento do consumo e lucro exagerado.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025