De acordo com o assessor especial para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência da secretaria, Miguel Gualano de Godoy, a versão preliminar foi elaborada com a contribuição de instituições da área, de pessoas com deficiência e familiares. Entre as principais sugestões apresentadas estão a ampliação da assistência social sem vínculos familiares, que atualmente é escassa; ampliação de serviços gerais e especializados de saúde; e prioridade à educação inclusiva, nos termos da Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O documento já foi discutido em audiências públicas realizadas em Curitiba, em novembro de 2011, e em Palmas, em março. Também recebeu sugestões pela internet, durante consulta pública aberta entre novembro e fevereiro. “Agora faremos as audiências em todas as macrorregiões do Estado para garantir a maior participação possível dos paranaenses interessados no tema”, informa Miguel Godoy.
ETAPA FINAL
Depois de Curitiba, a audiência pública seguinte será realizada em Ponta Grossa, em 27 de abril. Em maio, as audiências acontecerão em Londrina, no dia 10; em Maringá, no dia 11; em Cascavel, no dia 24; em Guarapuava, no dia 25; e em Campo Mourão, no dia 31. Os locais das audiências serão divulgados no site www.seju.pr.gov.br.
Depois, o processo será submetido à apreciação das demais secretarias de Estado envolvidas no atendimento e assistência às pessoas portadoras de deficiência – como Educação, Saúde, Assistência Social e Trabalho e Emprego.
“Estamos trabalhando para que o anteprojeto de lei seja encaminhado ao governador Beto Richa e ao vice-governador Flávio Arns até o final de junho, para análise e envio à Assembleia Legislativa, a fim de se transformar em lei”, disse a secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.
Da AE Notícias
GERAL
Audiências públicas vão definir projeto do Estatuto da Pessoa com Deficiência
O anteprojeto de Lei do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná será discutido, a partir deste mês, em todo o Estado. Uma versão preliminar do documento será apresentado em audiências públicas regionais nas sete macrorregiões do Estado. A primeira será em Curitiba, no dia 26. O anteprojeto está sendo elaborado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede), com o apoio da vice-governadoria do Estado.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica