O encontro irá abordar a violência e as consequências geradas nas crianças, mulheres, idosos e na família, analisando e diagnosticando a situação em que se encontra a vítima. A ação é uma parceria entres as Secretarias de Atendimento à Mulher, Assistência Social, Educação e Saúde.
De acordo com a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Simone Ferrari, assistente social da Secretaria de Atendimento à Mulher, o curso veio com o intuito de preparar o profissional destas áreas para entender e saber como agir frente às situações de violência. “O profissional entendendo, sabendo como agir – profissionalmente – contribuirá para o auxílio à vítima, seja ela criança, mulher ou idoso. A capacitação vem com a ideia de que se potencializem as discussões de violência, como forma de sensibilização, identificando os sinais e a repercussão desta na sociedade”.
Simone acrescenta que a capacitação faz parte do projeto do Núcleo Integrado de Políticas Públicas às Mulheres, da Secretaria de Atendimento à Mulher. “Violência é uma questão de política pública, assim como a segurança de cada cidadão. As mulheres, idosos, crianças e adolescentes, são os maiores alvos da violência. Com isso, viu-se a necessidade de estruturar os profissionais que trabalham com estas políticas”, explica a presidente.
A próxima etapa do trabalho será a oferta de cursos para grupos organizados da comunidade e famílias vítimas de violência, levando o tema, a consequência e repercussão na sociedade, explica Simone.
Situação em Toledo
O encontro, além de abordar a violência e as consequências, irá apresentar o diagnóstico social e indicadores na atualidade, no município e em todo o país.
Em Toledo, há um registro expressivo de violência e ameaças aos idosos, contra a criança e ao adolescente, assim como violação dos direitos. O curso também irá subsidiar os profissionais com orientações sobre a importância das vítimas buscarem auxílio. No ano passado, foram feitos cerca de 200 boletins de ocorrência de violência contra mulher. Este ano, já são 70 processos.
A capacitação será realizada na escola de Governo, iniciando o credenciamento às 8h30. Às 9h inicia o seminário sobre a violência doméstica, história e consequências na criança, no idoso e na mulher: reflexos na família e repercussões junto as políticas públicas. Às 11h iniciam os debates, encerrando a capacitação por volta das 11h30min. A escola de Governo está localizada no antigo prédio da FUNET, onde funcionava a UTFPR.