Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Aprovado projeto de Welter que beneficia consumidores

“Esperamos contribuir para que os consumidores paranaenses, definitivamente, deixem de pagar por custos administrativos pela emissão de carnê ou boleto bancário.” As palavras são do deputado estadual Elton Welter que, na sessão de segunda-feira (9) da Assembleia Legislativa (Alep), teve aprovado projeto de lei de sua autoria dispondo sobre a proibição de cobrança de despesas por emissão de carnê ou boleto bancário. Como o projeto passou em redação final, última etapa do processo legislativo, será agora expedido o respectivo autógrafo para envio à sanção (ou veto) do governador.
 

10/04/2012 - 15:16


O deputado explica que apresentou o projeto de lei nº 479, em junho de 2011, em razão de ter recebido diversas denúncias de consumidores que acabavam pagando boletos e carnês com custos pela emissão. “Tudo isso”, segundo Welter, “mesmo em face da conclusão da Coordenação Geral de Assuntos Jurídicos do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, em consulta respondida ainda em 2005, de que a cobrança de despesas de emissão de boleto bancário ao consumidor viola diversos dispositivos do Código de Defesa do Consumidor.”

Apesar de o texto do projeto original ter sido alterado nas comissões da Alep pelas quais tramitou, Welter avalia que a essência foi mantida e espera agora que o governador o sancione. O deputado petista afirma que “com a lei, pretendemos evitar, de uma vez por todas, que os consumidores sejam onerados, inclusive porque, muitas vezes, sequer têm ciência da cobrança pela emissão de carnê ou de boleto bancário.”

Assessoria 

C%c3%b3pia de web banner 550x250px