O deputado explica que apresentou o projeto de lei nº 479, em junho de 2011, em razão de ter recebido diversas denúncias de consumidores que acabavam pagando boletos e carnês com custos pela emissão. “Tudo isso”, segundo Welter, “mesmo em face da conclusão da Coordenação Geral de Assuntos Jurídicos do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, em consulta respondida ainda em 2005, de que a cobrança de despesas de emissão de boleto bancário ao consumidor viola diversos dispositivos do Código de Defesa do Consumidor.”
Apesar de o texto do projeto original ter sido alterado nas comissões da Alep pelas quais tramitou, Welter avalia que a essência foi mantida e espera agora que o governador o sancione. O deputado petista afirma que “com a lei, pretendemos evitar, de uma vez por todas, que os consumidores sejam onerados, inclusive porque, muitas vezes, sequer têm ciência da cobrança pela emissão de carnê ou de boleto bancário.”
Assessoria
GERAL
Aprovado projeto de Welter que beneficia consumidores
“Esperamos contribuir para que os consumidores paranaenses, definitivamente, deixem de pagar por custos administrativos pela emissão de carnê ou boleto bancário.” As palavras são do deputado estadual Elton Welter que, na sessão de segunda-feira (9) da Assembleia Legislativa (Alep), teve aprovado projeto de lei de sua autoria dispondo sobre a proibição de cobrança de despesas por emissão de carnê ou boleto bancário. Como o projeto passou em redação final, última etapa do processo legislativo, será agora expedido o respectivo autógrafo para envio à sanção (ou veto) do governador.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados




