O primeiro treinamento busca aprimorar conhecimentos hidrossanitários, para os profissionais inscritos. Além da especialização e formação profissional de encanadores, a proposta é incentivar novas fontes de geração de emprego e renda. No curso são destacados também os principais aspectos ambientais envolvidos nas atividades desses profissionais, com orientações sobre procedimentos adequados e, principalmente, para prepará-los para executar corretamente as ligações de esgoto.
De acordo com o técnico em edificações da coordenação regional de Meio Ambiente da Sanepar, Danielison Pinto, Palotina está recebendo ampliações nas redes de coleta de esgoto e, por isso, é importante preparar e orientar os profissionais que irão executar as interligações dos imóveis ao sistema implantado. Quando a ligação de esgoto entre o imóvel e a rede coletora da Sanepar é feita de forma inadequada, o dono do imóvel fica em situação irregular e pode até ser multado por crime ambiental. “Com orientações adequadas os profissionais autônomos terão segurança na execução dos serviços e os usuários a garantia de ter seu imóvel ligado corretamente ao sistema de esgoto”, diz o técnico.
Os professores, que desenvolvem papel fundamental na educação de crianças e jovens, irão receber informações detalhadas sobre as atividades que envolvem o saneamento básico, a importância e os processos de tratamento da água e do esgoto. “Os mestres serão multiplicadores da educação socioambiental junto à comunidade escolar e com as famílias dos alunos”, destaca Danielison.
Da Assessoria
GERAL
Sanepar e Agência do Trabalhador promovem curso para professores e treinam encanadores em Palotina
Nesta quinta-feira (12), a Sanepar e a Agência do Trabalhador de Palotina realizam treinamento para os profissionais autônomos que atuam como encanadores na cidade e um curso para formação de agentes ambientais junto aos professores da rede pública do município. O evento com os encanadores acontece das 8h30 às 17h30, na Faculdade do Trabalhador. Já o curso para os professores está marcado para o período das 9h30 às 17h30, na Secretaria Municipal de Educação.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025