1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Sanepar e Agência do Trabalhador promovem curso para professores e treinam encanadores em Palotina

Nesta quinta-feira (12), a Sanepar e a Agência do Trabalhador de Palotina realizam treinamento para os profissionais autônomos que atuam como encanadores na cidade e um curso para formação de agentes ambientais junto aos professores da rede pública do município. O evento com os encanadores acontece das 8h30 às 17h30, na Faculdade do Trabalhador. Já o curso para os professores está marcado para o período das 9h30 às 17h30, na Secretaria Municipal de Educação.

11/04/2012 - 14:16


O primeiro treinamento busca aprimorar conhecimentos hidrossanitários, para os profissionais inscritos. Além da especialização e formação profissional de encanadores, a proposta é incentivar novas fontes de geração de emprego e renda. No curso são destacados também os principais aspectos ambientais envolvidos nas atividades desses profissionais, com orientações sobre procedimentos adequados e, principalmente, para prepará-los para executar corretamente as ligações de esgoto.
De acordo com o técnico em edificações da coordenação regional de Meio Ambiente da Sanepar, Danielison Pinto, Palotina está recebendo ampliações nas redes de coleta de esgoto e, por isso, é importante preparar e orientar os profissionais que irão executar as interligações dos imóveis ao sistema implantado. Quando a ligação de esgoto entre o imóvel e a rede coletora da Sanepar é feita de forma inadequada, o dono do imóvel fica em situação irregular e pode até ser multado por crime ambiental. “Com orientações adequadas os profissionais autônomos terão segurança na execução dos serviços e os usuários a garantia de ter seu imóvel ligado corretamente ao sistema de esgoto”, diz o técnico.
Os professores, que desenvolvem papel fundamental na educação de crianças e jovens, irão receber informações detalhadas sobre as atividades que envolvem o saneamento básico, a importância e os processos de tratamento da água e do esgoto. “Os mestres serão multiplicadores da educação socioambiental junto à comunidade escolar e com as famílias dos alunos”, destaca Danielison.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29