Para apresentar a modalidade ao público, o Slackline será das principais atrações desta 11ª edição do Cultural na Praça, conforme adiantou a organizadora do evento, Magda Ritter. “Pretendíamos trazer algo diferente para esta edição, como sempre buscamos em cada uma Cultura na Praça. Desta vez, saímos um pouco da Cultura e encontramos no esporte o slackline”, explica. “Esta é uma modalidade que vem sendo praticada por alguns jovens no município e resolvemos convidá-los para apresentar ao público, pois desperta bastante curiosidade”, destaca Magda.
Além do Slackline, segundo a coordenadora, serão realizadas aulas coletivas de Tai-shi-shuan, uma arte marcial chinesa, que é reconhecida também como uma forma de meditação em movimento.
No setor cultural haverá apresentações de dança do ventre, hip hop, solos de guitarra, canções de jazz, músicas clássicas, com saxofone; instrumentos de sopro, chorinho, e muito sertanejo e MPB. Além disso, os meninos e meninas do Circo da Alegria estarão animando todos que passarem pela praça, fazendo malabares, interagindo e divertindo o público. As crianças que forem ao evento terão uma atividade especial, com o Brinca Toledo.
A secretária de Cultura de Toledo, Rosângela Reche, está muito feliz com o Cultura na Praça. Ela ressalta que os toledanos estão aceitando bem, prova disso é o prestígio cada vez maior do público, marcando o sucesso do projeto. “Casa edição que realizamos recebemos mais pessoas, mais crianças e interessados na cultura. Isso é muito positivo para todos nós”, confirma. “Em todas as edições procuramos atrair todos os gostos e idades, sempre com alguma novidade”, conclui.
Slackline
O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30 centímetros do chão. Sua origem vem da escalada e popularizou-se como treino de equilíbrio, nos Estados Unidos.
Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.
O Slackline é indicado para todas as idades, desde crianças de cinco anos até os idosos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline. A modalidade possui muitos benefícios físicos e também mentais, como equilíbrio, concentração, consciência corporal e velocidade de reação.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Slackline e Tai-shi-shuan são as atrações destaques do Cultura na Praça
No próximo domingo, 15, a Praça da Cultura Wilson Carlos Kuhn será sede de mais uma edição do Cultura na Praça. Em sua décima primeira realização, o projeto terá uma novidade para o público: o Slackline. A modalidade esportiva de equilíbrio em cordas de nylon está atraindo cada vez mais o gosto dos brasileiros. Bastante praticada nos Vales dos Estados Unidos, desde os anos 1980, o Slackline chegou ao Brasil recentemente, e em Toledo é possível encontrar alguns praticantes.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025