Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Acordo de Resultados do Projeto Turismo na Região Riquezas do Oeste será assinado nesta sexta

Instituída em dezembro de 2008, nova região turística, que abrange mais de 30 municípios no oeste do Paraná, é rica em diversidade cultural e natural. O acordo de resultados do Projeto Turismo na Região Riquezas do Oeste, incentivado pelo Sebrae/PR, Secretaria de Estado do Turismo (SETU), Agência de Desenvolvimento do Turismo do Oeste(Adeturoeste), Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e entidades locais, como prefeituras, associações empresariais, entidades de classe e empreendedores será assinado nesta sexta-feira(17), em Toledo.

16/12/2010 - 15:14


A Região abrange mais de 30 cidades do oeste do Paraná e, com pouco mais de 650 mil habitantes, cerca de 6,4% da população do Paraná, a Região Riquezas do Oeste possui uma área de 13.575 km² e, segundo a consultora do Sebrae/PR, Ana Lúcia de Sousa, um potencial turístico promissor. “São várias as possibilidades turísticas que encontramos na Região. O objetivo do Projeto, num primeiro momento, é reconhecer a capacidade turística e desenvolvê-la, oferecendo ao turista comodidade, segurança e opções de passeios ricos em natureza e cultura regional”, explica.

 

 

 

 

Festas gastronômicas e religiosas, circuitos de turismo rural, técnico e de aventura (ligados a natureza e água, já que muitos municípios estão localizados nas proximidades do Parque Nacional do Iguaçu, Rio Iguaçu e Rio Piquiri), eventos e negócios são alguns dos atrativos que os visitantes podem encontrar na Região Riquezas do Oeste. “Temos como público-alvo toda cadeia a produtiva do turismo, que é formada por meios de hospedagem, alimentação turística, agências, transportadoras turísticas, entretenimento e lazer, além da produção associada ao turismo, como artesãos e produtores rurais”, ressalta Ana Lúcia de Sousa.

 

 

 

 

Ainda de acordo com a consultora, os principais municípios que integram a Região já aderiram ao Projeto que inicia as atividades em janeiro de 2011 e participaram, por meio de representantes locais, da formatação das estratégias de movimentação e desenvolvimento do turismo regional. “Já fizemos algumas reuniões e levantamentos nos processos de articulação. Realizamos o planejamento com base na metodologia de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR), do Sebrae/PR para estruturação, gestão e monitoramento do Projeto Turismo na Região Riquezas do Oeste.”

 

 

A instância de governança regional é realizada pela Adeturoeste e os focos estratégicos do projeto são a ampliação e qualificação da oferta de produtos e roteiros turísticos; a promoção, divulgação e comercialização dos produtos e roteiros turísticos; e a gestão e monitoramento da evolução da competitividade empresarial. “Para que os objetivos do Projeto sejam alcançados, contamos com o auxílio de diversos parceiros, para ampliar e qualificar a atratividade turística na Região Riquezas do Oeste”, assinala a consultora do Sebrae/PR.

 

 

Também apóiam o Projeto, a Coordenadoria das Associações Comerciais e

Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Sistema Fecomércio/PR, Serviço Social do Comércio (Sesc/PR), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),Núcleo dos representantes dos sindicatos patronais da região oeste(Nurescop), Conselhos Municipais de Turismo, Sindicatos, Instituições financeiras e Dioceses.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Municípios que participam

 

 

Os municípios que já integram o Projeto são: Cascavel, Toledo, Matelândia, Vera Cruz do Oeste, Corbélia, Santa Tereza do Oeste, Maripá, Palotina, Nova Aurora, Serranópolis do Iguaçu, Nova Santa Rosa. Demais cidades da Região - Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Formosa do Oeste, Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Ouro Verde do Oeste, Ramilândia, Santa Lúcia, São Pedro do Iguaçu, Tupãssi, Quatro Pontes Três Barras do Paraná, Quedas do Iguaçu, Capitão Leônidas Marques e Céu Azul.

 

 

 

 

 

Divisas e acesso

As Riquezas do Oeste faz divisa com as regiões turísticas Vales do Iguaçu, Corredores das Águas, Estradas & Caminhos e Cataratas do

Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itapu. As principais vias de acesso são: BR-467 (Toledo/Cascavel), PR-182 (Toledo/Palotina), PR-317Toledo/Santa Helena), PR-585 (Toledo/Vera Cruz do Oeste) e BR-163 (Toledo/Quatro Pontes).

 

 

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29