Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Região de Toledo vai produzir 1,5 mil tonelada de uvas nesta safra

Para quem não acreditava no potencial produtivo da região de Toledo para a vitivinicultura, os números não mentem. Com uma qualidade comparada às regiões serranas, até então potenciais para o cultivo, o entorno de Toledo vai colher nesta safra pelo menos 1.500 toneladas de uvas, com parreirais cultivados em 120 hectares.

16/12/2010 - 16:31


Segundo o setor de fruticultura do Instituto Emater, do total previsto para produção 1.050 tonelada devem seguir para o consumo in natura que abastecerá supermercados, frutarias e as vendas particulares nas propriedades, 430 toneladas para produção de vinhos e 20 toneladas para produção de sucos.

A colheita iniciou há pelo menos duas semanas e se estende até a segunda semana de fevereiro, sendo que as principais variedades produzidas para mesa são: Vênus, Niágara Rosada, a mais produzida, Itália e Rubí

 Para vinhos de mesa e suco as mais encontradas na região são a Isabel Precoce e Bordô enquanto que para os vinhos finos as principais variedades são a Cabernet Sauvignon, Tannat e Merlot.

Segundo o técnico em fruticultura, Célio Potrichh, a primeira variedade que está sendo colhida é a Vênus e na semana passada iniciou a colheita da variedade Niágara Rosada. “As variedades Isabel Precoce e Bordô terá o início da colheita após o dia 15 de dezembro e Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat a partir de fevereiro”, reforçou.

“A qualidade da fruta mais uma vez surpreende, o clima tem favorecido ao cultivo das videiras em nossa região e os produtores obtendo ótimos resultados”, destacou.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29