O curso é ministrado pela professora do Mestrado em Educação da Unioeste, Fernanda Aparecida Meglhioratti e sua orientanda Eduarda Maria Schneider, que desenvolvem uma pesquisa sobre o tema. “A história e a filosofia da ciência têm um impacto muito grande nas diretrizes, vem sendo discutido na área de ensino de ciências de maneira muito freqüente. Só que ainda falta muito material, muita discussão sobre isso entre os professores”, opina Fernanda.
A eugenia foi o principal tema discutido na capacitação, o termo diz respeito aos estudos para melhoramento genético da raça humana. “A eugenia é um movimento histórico que lida com a questão de uma tentativa de melhoramento da raça humana, e que envolveu uma questão ideológica, racial, que acabou culminando inclusive na questão do nazismo”, explica a professora da Unioeste. Segundo ela, o objetivo é mostrar que a ciência também está envolvida em relações sociais e ideológicas, não sendo neutra.
A mestranda Eduarda Maria Schneider, que é docente no curso, explica as atividades realizadas pelos professores. “Nós iniciamos com um questionário, coletando algumas concepções prévias dos professores, onde eles responderam questões relacionadas a história e filosofia da ciência, e a esse episódio específico da história da ciência que é a eugenia, em seguida trouxemos uma reportagem de 2012, e propusemos uma discussão tentando relacionar aquele momento específico da história, naquele período social, histórico e econômico, com agora, no século que nós estamos vivendo”, comentou.
Para a Coordenadora da Disciplina de Biologia no NRE Toledo, Rosemarie Margareth Zeni, a eugenia é um tema polêmico, mas que pode ser discutido em sala de aula. “Esse curso traz uma fundamentação que era algo que faltava na nossa formação. Com a evolução da ciência e da tecnologia há muitos avanços na área da biologia e da genética, mas é preciso pensar até que ponto isso é bom, e sempre considerar a questão ética”, opina.
A próxima etapa presencial do curso de história e filosofia da ciência acontece na próxima quinta-feira, 19 de abril.
Da Assessoria - NRE
EDUCAÇÃO
Unioeste e NRE promovem curso de História e Filosofia da Ciência
Professores das disciplinas de Biologia, Ciências, Física e Química da Rede Estadual de Ensino participaram hoje (12), da primeira etapa do curso “A importância da História da Ciência no Ensino - o Movimento Eugênico como exemplo”. A capacitação é promovida pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo em parceria com a Unioeste – Campus Cascavel, e prevê certificação de 32 horas, sendo 16 horas presenciais e 16 horas a distância.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica