Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Lago do Parque do Povo ganha três mil peixes nativos

Cerca de três mil peixes foram colocados no lago do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann nesta quinta-feira, 12. A soltura faz parte de um trabalho de repovoamento do lago e foi feita pelo prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, pelo vice-prefeito Lúcio de Marchi, e estudantes do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

12/04/2012 - 15:03


Secretários, integrantes do Conselho do Meio Ambiente e da empresa Akna Alevinos, de Toledo, responsável pela doação dos peixes, acompanharam o trabalho. Esta é a segunda soltura. Na primeira foi no dia 28 de fevereiro, com 10 mil lambaris cedidos pela empresa Pescados Sereia.
“É um trabalho que está sendo feito de forma planejada. Primeiro serão colocados peixes forrageiros, depois herbívoros e onívoros e por fim os carnívoros”, explica o presidente do Conselho do Meio Ambiente, engenheiro de pesca Robert Gordon Hickson. “Estamos fazendo um acompanhamento do trabalho e também serve de atividade prática aos alunos do curso de Engenharia de Pesca”, complementa Robie Bombardelli, professor do curso de Engenharia de Pesca e também técnico responsável pelo Aquário Municipal. Os alunos acompanharam todo o trabalho, fazendo a aclimatação dos peixes na água, antes da soltura. “Os sacos são colocados inicialmente na água para igualar a temperatura e somente depois eles são soltos”, explica, ressaltando que a iniciativa, além do benefício ao meio ambiente é uma oportunidade aos estudantes para uma atividade prática.
Foram colocadas espécies nativas de pacu, piauçu e jundiá, criados em cativeiro, com um porte de 5 a 10 centímetros, o que amplia as chances de adaptação e crescimento no lago. “É importante que haja um equilíbrio entre as diferentes espécies e períodos de soltura, para que os peixes cresçam e se desenvolvam”, acrescenta o professor da Unioeste.
“A gente está doando estes peixes com muita boa vontade. É uma forma de também contribuir para a preservação do meio ambiente”, enfatiza o proprietário da Akna Alevinos, Sérgio Akiyoshi. A ação vai de encontro ao lema da empresa, de que produzindo se preserva a natureza. Ele elogiou o Parque do Povo, que recentemente conheceu. Ele surpreendeu-se com a beleza do local, “um espaço bonito, agradável e bem feito”. O empresário colocou-se à disposição do município para novas parcerias, que poderão incluir também o repovoamento de rios e outros mananciais devolvendo à natureza o que foi dela retirado.
A Akna Alevinos, localizada no interior do município, em Linha Mandarina, produz cerca de 7 milhões de alevinos por ano, comercializados no Paraná e outros estados, como São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e norte do Rio Grande do Sul.
“Com o lago estabilizado está sendo iniciado o povoamento, para que as pessoas tenham a possibilidade de interagir com os peixes, quando se deslocarem para este local. Serão colocadas várias espécies, que no futuro, certamente serão uma atração a mais no Parque do Povo”, observou o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato. Como no Parque Ecológico, as pessoas poderão alimentar os peixes e participar de eventuais pescarias que poderão ser organizadas. O prefeito de Toledo ressaltou também a parceria com a Unioeste e a oportunidade dada aos alunos de desenvolver uma atividade prática, em contato direto com a natureza.
Inaugurado em dezembro de 2010, o Parque do Povo está recebendo gradativamente novos investimentos com calçadas, ciclovias, sanitários, recantos com bancos, praça entre outros para a urbanização do espaço. Os moradores de regiões próximas e de outros bairros estão adotando o local, que está sendo usado para a prática de exercícios físicos e mesmo para um contato direto com a natureza. Nos finais de tarde e de semana a concentração de pessoas no local é bastante grande.
No Parque já foram realizadas diversas promoções como festivais de pipa, Maratona Aquática, Cultura na Praça, demonstração de balonismo, entre outras, reunindo milhares de pessoas.
Com 14,2 alqueires, o Parque do Povo equivale uma vez e meia o tamanho do Parque Ecológico Diva Paim. A abertura do Parque também permitiu outros investimentos na região, entre eles a transformação da 13 de Abril em avenida e o início da interligação dos parques Ecológico e do Povo, através do projeto Caminhos do Parque, com calçadas e ciclovias margeando a Sanga Panambi. A área teve uma valorização imobiliária bastante expressiva e novos investimentos particulares estão surgindo na região, expandindo o crescimento da cidade.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29