O curso teve como objetivo treinar e passar informações aos profissionais que atuam com vítimas de qualquer tipo de violência, para que posam identificar problemas e atender de forma correta essas pessoas. Foram discutidos dados estatísticos da situação do município, elaborado um fluxograma de atendimento às vítimas para humanizar o atendimento e discutido o perfil do agressor que maltrata e causa violência. Também foi abordada a regulamentação dos serviços de atividades destinadas às pessoas vítimas de violência para assegurar a universalização da informação, através da ficha de notificação, e efetivar as parcerias e união das políticas que também tem como foco a violência.
A capacitação é uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Atendimento à Mulher de Toledo e faz parte do projeto do Núcleo Integrado de Políticas Públicas às Mulheres, da Secretaria de Atendimento à Mulher. A atividade também integrou a programação da Semana da Saúde. Segundo a coordenadora da Semana da Saúde, enfermeira Edna de Melo Gonçalves, o assunto foi escolhido como tema por que no município e no estado existe um índice muito alto de violências, que não são comunicadas nem registradas. “O município, para receber uma verba para combater a violência, precisa ter a notificação. Estamos realizando esse evento e chamando os profissionais envolvidos para discutirmos o que pode ser feito para organizar as administrações, para dar um melhor atendimento às pessoas que sofrem violências”, acrescentou Edna.
A presidente do Conselho da Mulher e palestrante do evento, Simone Beatriz Ferrari, salientou que o evento tem fundamental importância. Segundo ela, dados nacionais mostram que quando uma pessoa é agredida, para que ela seja atendida e encaminhada, tem que se expressar por no mínimo oito vezes. “Diante dessa constatação nós, em Toledo, estamos iniciando um trabalho em conjunto com a área de saúde, assistência social e segurança pública para uniformizar e regulamentar o atendimento. Queremos trabalhar com esses profissionais e dar a eles uma potencialidade e segurança maior em relação ao atendimento que vão prestar e aos encaminhamentos que vão efetuar para as vítimas de violência”, acrescenta Simone.
A proposta da Secretaria de Atendimento à Mulher de Toledo é de realizar mais oito encontros no decorrer do ano, com diversos temas e de diferentes realidades para proporcionar um atendimento mais rápido, eficaz e humanizado.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Profissionais participam de capacitação sobre Prevenção de Acidentes e Violência Doméstica
Nesta quinta-feira, 12, profissionais da área da Educação, Saúde, Assistência Social, Conselheiros Municipais e servidores da Delegacia da Mulher e do Conselho Tutelar de Toledo, estiveram presentes, em uma capacitação sobre Prevenção de Acidentes e Violência Doméstica, na escola de Administração Pública de Toledo.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



