O curso teve como objetivo treinar e passar informações aos profissionais que atuam com vítimas de qualquer tipo de violência, para que posam identificar problemas e atender de forma correta essas pessoas. Foram discutidos dados estatísticos da situação do município, elaborado um fluxograma de atendimento às vítimas para humanizar o atendimento e discutido o perfil do agressor que maltrata e causa violência. Também foi abordada a regulamentação dos serviços de atividades destinadas às pessoas vítimas de violência para assegurar a universalização da informação, através da ficha de notificação, e efetivar as parcerias e união das políticas que também tem como foco a violência.
A capacitação é uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Atendimento à Mulher de Toledo e faz parte do projeto do Núcleo Integrado de Políticas Públicas às Mulheres, da Secretaria de Atendimento à Mulher. A atividade também integrou a programação da Semana da Saúde. Segundo a coordenadora da Semana da Saúde, enfermeira Edna de Melo Gonçalves, o assunto foi escolhido como tema por que no município e no estado existe um índice muito alto de violências, que não são comunicadas nem registradas. “O município, para receber uma verba para combater a violência, precisa ter a notificação. Estamos realizando esse evento e chamando os profissionais envolvidos para discutirmos o que pode ser feito para organizar as administrações, para dar um melhor atendimento às pessoas que sofrem violências”, acrescentou Edna.
A presidente do Conselho da Mulher e palestrante do evento, Simone Beatriz Ferrari, salientou que o evento tem fundamental importância. Segundo ela, dados nacionais mostram que quando uma pessoa é agredida, para que ela seja atendida e encaminhada, tem que se expressar por no mínimo oito vezes. “Diante dessa constatação nós, em Toledo, estamos iniciando um trabalho em conjunto com a área de saúde, assistência social e segurança pública para uniformizar e regulamentar o atendimento. Queremos trabalhar com esses profissionais e dar a eles uma potencialidade e segurança maior em relação ao atendimento que vão prestar e aos encaminhamentos que vão efetuar para as vítimas de violência”, acrescenta Simone.
A proposta da Secretaria de Atendimento à Mulher de Toledo é de realizar mais oito encontros no decorrer do ano, com diversos temas e de diferentes realidades para proporcionar um atendimento mais rápido, eficaz e humanizado.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Profissionais participam de capacitação sobre Prevenção de Acidentes e Violência Doméstica
Nesta quinta-feira, 12, profissionais da área da Educação, Saúde, Assistência Social, Conselheiros Municipais e servidores da Delegacia da Mulher e do Conselho Tutelar de Toledo, estiveram presentes, em uma capacitação sobre Prevenção de Acidentes e Violência Doméstica, na escola de Administração Pública de Toledo.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025