Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Copel e Brasil Foods promovem ações conjuntas para evitar novos acidentes na rede de alta tensão

Buscando orientar os proprietários e profissionais da cadeia de produção avícola sobre os riscos que envolvem o uso da energia elétrica, a Copel em parceria com a Brasil Foods realizou nesta quinta-feira (12), a palestra especial para avicultores integrados e motoristas de caminhões que fazem entrega de ração nas propriedades. A parceria envolve ainda a identificação e a remoção das redes elétricas de alta tensão que estejam muito próximas dos silos de descarga de ração e dos locais de movimentação de máquinas e equipamentos altos. Aproximadamente 500 agricultores devem participar desta ação na região de Toledo e Beltrão.

12/04/2012 - 17:29


O supervisor do setor de segurança da Copel, Iloir Correa Júnior explica que a Copel e a Brasil Foods decidiram realizar este trabalho para evitar com que mais vidas fossem perdidas durante o trabalho. “Infelizmente aconteceu um acidente fatal com um motorista em Assis Chateaubriand, onde a barra que carrega e desgarrega no silo tocou na rede de alta tensão. Por isso, decidimos promover esta palestra, principalmente buscando a segurança do trabalhador e do condutor. O profissional pode por meio de simples medidas tomar um cuidado especial nesta descarga ao que diz respeito a energia elétrica”.

Ele relatou que muitas vezes os acidentes não acontecem por falta de conhecimento técnico ou porque o local oferece algum tipo de risco. “O grande problema é que só percebemos o risco elétrico quando acendemos uma luz, ou seja, muitas vezes o profissional esta atento a outros cuidados e o risco elétrico ele não toma o devido cuidado”.

Iloir Correa Júnior comentou ainda que a Copel vai realizar uma análise preliminar deste tipo de atividade. “Observaremos se as redes da Copel estão próximas aos silos, como o caminhão deve se posicionar para desenvolver a atividade, entre outros fatores. Inclusive, a Sadia está fazendo levantamentos e está repassando as situações de risco para a Copel, a qual vai desenvolver um projeto e repassá-lo a empresa. Em um futuro próximo serão tomadas algumas ações de deslocamento de redes e outras ações que poderão ser necessárias nestas situações de risco”.

Acompanhe outras informações no vídeo reportagem

 

Sem nome %281144 x 250 px%29