A proposta dos painéis é trabalhar a máscara africana com a pop art. “Através deste trabalho nós aprofundamos vários conteúdos, desde as técnicas de desenho, ampliação, estudos das cores. Nada aqui é feito por acaso, tem todo um estudo por trás dos traços e cores utilizados pelos alunos”, explica Neimar.
A aluna Isabela Gomes explica como foi o processo de criação. “Nós fizemos uma máscara africana, mas em cima da pop art, então pegamos um ícone do rock, que é o Kiss, e trabalhamos com cores contrastantes e bem diferentes do rock, como o rosa e o verde limão, para fugir da realidade”, explica, “foi legal porque eu achava que não era capaz de fazer algo assim, grande, bonito, uma obra de arte mesmo”, afirma Isabela. “Assim é uma maneira mais fácil de entender as técnicas”, opina sua colega de grupo, Letícia de Lima.
Ao todo, 160 alunos estão participando da atividade, que está em fase final e durou 12 aulas. “Nós trabalhamos todo o bimestre em cima disso, eu propus a atividade, os alunos pesquisaram sobre as máscaras africanas, sobre a pop art, e sobre algumas técnicas, a partir daí eles fizeram um projeto do painel, para só então começar o trabalho de ampliação e pintura”, registra o professor Neimar.
Entre as técnicas e artistas estudadas pelos alunos, está a pop art de Andy Warhol, as cores complementares ou contraste simultâneo de Israel pedrosa, as técnicas de expressionismo abstrato, pintura chapada (drip escorrido ou respingado action painting) de Jackson Pollock e esfumato renascentista claro e escuro de Leonardo da Vinci. As obras foram executadas principalmente em tinta de parede sobre placas de MDF.
Papel de Bala
Outro projeto na disciplina de arte desenvolvido pelo Premen que merece destaque é o Papel de Bala. Criado há oito anos o projeto já trabalhou com diferentes técnicas artísticas e neste ano tem como foco a grafitagem. Trinta alunos participam da atividade em horário contraturno. Na tarde de quinta-feira (12), eles podiam ser vistos na Avenida Parigot de Souza, esquina do Teatro Municipal, grafitando painéis e dando cara nova ao espaço urbano a pedido da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo. A idéia é que os painéis estejam prontos para a Virada Cultural, evento que movimentará o município nos dias 21 e 22 de abril.
Da Assessoria - NRE
EDUCAÇÃO
Colégio Premen se destaca com atividades diferenciadas de arte
Os alunos dos segundos anos do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (PREMEN), em Toledo, descobriram neste bimestre que são capazes de ir além quando o assunto é arte. Isso porque eles estão produzindo uma série de painéis que serão expostos no Teatro Municipal e depois ficarão fixados em definitivo no ginásio de esportes do Colégio. O trabalho está sendo realizado durante as aulas da disciplina de arte, do professor Neimar Proença, em quatro turmas de 2º ano do Ensino Médio.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica