Em linhas gerais, segundo Richa Filho, a carta de intenção vai possibilitar a troca de informações acerca do número de vítimas de trânsito em ruas e estradas tanto do Paraná quanto da Alemanha. Essas informações servirão para embasar modelos estatísticos sobre a segurança no trânsito. Os dois parceiros também pretendem trocar informações sobre a possibilidade de aumentar a segurança dos usuários das vias de transporte e dos automóveis em geral.
Com a parceria formalizada hoje, tanto o Paraná quanto a Alemanha, representada pela Hochschule für Angewandte Wissenschaften Ingolstadt (Universidade de Ciências Aplicadas de Ingolstadt), poderão viabilizar, em um segundo momento, a formação de redes de contato para a troca de experiências entre representantes dos dois países no âmbito político.
Outro ponto de destaque do documento formalizado em reunião na sede da Secretaria, em Curitiba, objetiva também a criação de redes de pesquisa científica na área acadêmica. A intenção é facilitar a produção de parcerias, entre alemães e paranaenses que trabalham com a produção de conhecimento nesse segmento, com o objetivo de aprofundar informações tanto na área de segurança automotiva quanto de engenharia de tráfego.
Os próximos passos, tais como atividades de cooperação prática para utilização dos resultados obtidos, com a finalidade de intercâmbio científico, serão discutidos caso a caso com o envolvimento de novos parceiros tanto do Paraná quanto da Alemanha.
Da AE Notícias
GERAL
Paraná e universidade alemã definem parceria para segurança de trânsito
O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e o representante da Universidade de Ingolstadt, da Alemanha, reitor Walter Schober, assinaram nesta sexta-feira (13), em Curitiba, carta de intenção com o objetivo de promover parceria multilateral na área de trânsito. De acordo com o secretário, o documento visa estabelecer principalmente cooperação na área de segurança automotiva, de engenharia de tráfego e de segurança viária e veicular.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


