Recentemente, foi descoberto que o café apresenta grande capacidade antioxidante o que pode ajudar a prevenir o estabelecimento de algumas doenças degenerativas. A descoberta foi apresentada na dissertação de Mestrado da aluna da UFRJ, Taíssa Torres, sob a orientação da pesquisadora doutora em Ciências de Alimentos Adriana Farah.
O médico Luiz Antonio Machado, do Incor, afirma que hoje se sabe que o café não faz mal à saúde, se tomado em quantidades moderadas e habituais, até quatro xícaras de café ao dia. A equipe do Instituto está agora realizando estudos para saber os efeitos do café na pressão arterial e no coração de pacientes que já têm doença das coronárias. O médico estudioso acredita que, para diminuir o preconceito das pessoas com relação ao café, a pesquisa e sua divulgação são excelentes aliados.
O café também é um forte aliado no combate às deficiências nutricionais que atingem parte da população brasileira. Com o objetivo de aproveitar a popularidade da bebida a favor da melhoria da nutrição especialistas da UFRJ criaram o café torrado e moído, fortificado com ferro e zinco. A iniciativa visa suprir o consumo inadequado de alguns minerais, abaixo dos níveis recomendados pelos padrões internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS), principalmente nos países em desenvolvimento. Ainda não há previsão de quando o produto deve chegar ao mercado, mas o objetivo principal é que ele venha a ser empregado como uma ferramenta de apoio às políticas de assistência à saúde.
Do Ministério da Agricultura
PECUÁRIA
Hábito de tomar café pode trazer benefícios à saúde
O café é de fato uma preferência nacional. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic), o tradicional cafezinho é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, só perdendo para a água. Apesar de popular, muitos ainda acreditam que o consumo da bebida pode fazer mal a saúde, o que especialistas da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e do Instituto do Coração desmentem. Entre os benefícios já conhecidos proporcionados pelo consumo moderado do café está a prevenção de várias doenças como a apatia e a depressão. A bebida também aumenta o estado de vigília do cérebro e diminui a sonolência
Mais lidas
- 1No Paraná, BB renegocia mais de R$ 700 milhões em dívidas no âmbito do Desenrola
- 2Agosto Dourado: Hoesp reforça a importância da doação de leite materno para recém-nascidos
- 3Sicredi Progresso completa 45 anos com forte expansão e impacto nas regiões de atuação
- 4Justiça Eleitoral altera local de votação para 12 seções em Toledo
- 5Sicredi Progresso chega aos 45 anos com crescimento, proximidade e impacto social
Últimas notícias
- 1Cultura: um ano de Fábrica do Hip Hop
- 2Ideb da rede municipal de Toledo atinge 6,9 e bate recorde histórico
- 3Sicredi Progresso realiza Encontro Semestral online
- 4Prefeitura abre processo seletivo para estagiários de níveis técnico e superior
- 5Sesc PR lança 11ª edição de coletânea de contos com autores paranaenses




