A Orquestra de Violões surgiu em meados de 2000, em parceira com a Casa da Cultura de Toledo. Os trabalhos de regência ficaram, até 2006, por conta do maestro Maurílio Aris, que conduziu as primeiras apresentações. Os anos seguintes, até 2011, outros maestros estiveram à frente da Orquestra. Neste ano, Leonardo assumiu a regência e, aos poucos retornando o repertório, muitas apresentações foram realizadas, encantando o público.
O maestro destaca que a Orquestra possui bom nível de violinistas e que estes, em uma década, trouxeram uma boa bagagem musical. “Eles aprenderam muito em todo esse período. Novos violinistas ingressaram na Orquestra. Sempre temos o que melhorar, mas o nível musical deles é excelente”, ressalta o maestro, explicando que a Orquestra de Violões possui a mesma estrutura de uma Orquestra Sinfônica. “A estrutura musical e sonora, com vozes, e ordem de notas, funciona da mesma forma que a Orquestra Sinfônica. A diferença é que está é formada apenas por violões clássicos”.
As expectativas para a 2ª Virada Cultural, segundo o regente, são bem positivas, visto o repertório preparado, com canções de artistas de renome mundial.
Voltado para música clássica, barroco, classicismo, romantismo, MPB e chorinhos modernos, a Orquestra tem um importante papel na formação cultural do município, afirma Leonardo. “Como o município é voltado para música sertaneja, devido às tradições da região, é natural a ligação com a música raiz. A música clássica é um patrimônio cultural mundial, fundamental. É importante que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer”, completa.
O maestro acredita que as pessoas não gostam do gênero, porque, na realidade, não conhecem. “A partir do momento que a pessoa conhece a música clássica, notamos que ela passa a ouvir e se interessar pelo gênero. Por isso é fundamental darmos oportunidade para as pessoas conhecerem as canções que são unanimidade, com uma qualidade musical incomparável”.
A apresentação da Orquestra de Violões, na Virada Cultural, será no domingo, 22, às 19h30, no Teatro Municipal. Todos os espetáculos são gratuitos. No dia 11 de agosto, a Orquestra volta ao palco do Teatro, para um concerto com a Orquestra da Câmara de Toledo.
Da Assessoria - Toledo
CULTURA
Orquestra de Violões de Toledo será atração na II Virada Cultural
O repertório já está definido. Os ensaios começaram há algumas semanas e os nove violonistas da Orquestra de Violões de Toledo estão com os instrumentos afinados para apresentar-se na 2ª Virada Cultural de Toledo. O concerto, que reúne canções clássicas, como Minuet, de Joseph Haydn, ária de ópera, como Carmem de Georges Bizet, Gavota-choro, de Villa-Lobos e Chorinho para Fábio, de Giácomo Bartoloni, é, juntamente com a Orquestra de Câmara de Toledo, a atração instrumental de música clássica. A Orquestra de Violões, regida pelo maestro Leonardo Ferreira, apresenta-se no domingo, 22, às 19h30, no Teatro Municipal.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica