Na plenária foram discutidos pontos da pauta de reivindicações unificada dos servidores públicos do Paraná, como o fortalecimento do Estado, a data-base da categoria que coincide com o Dia do Trabalhador (1º de maio), melhorias no ParanáPrevidência, auxílio-transporte à categoria, além de um novo modelo de assistência à saúde para o servidor e o projeto de Saúde Integral aos Trabalhadores.
GERAL
Fórum dos Servidores realiza plenária em Cascavel
A presidente estadual da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, coordenou na tarde desta terça-feira (17/04) em Cascavel, mais uma plenária macrorregional do Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Estaduais do Paraná. Além dos servidores da educação básica, o encontro contou com a presença de dirigentes sindicais do Sinteoeste (Cascavel) e Sinteemar (Maringá), entidades que representam trabalhadores das IEES (Instituições Estaduais de Ensino Superior).
A presidente da APP explica que as plenárias macrorregionais são momentos para que os servidores reafirmem a exigência de melhorias aos serviços públicos do Estado. “Nós, do Fórum dos Servidores, buscamos um Estado que atenda as necessidades da população e valorize os servidores públicos”, diz Marlei, destacando que a entidade vem alertando para o ‘modelo de gestão’ que vem sendo implantado no Paraná. “Estamos vendo um projeto de governo que traz retrocessos, especialmente para o serviço público estadual. Um modelo que contempla privatizações, precarização do trabalho e terceirizações do patrimônio e serviços públicos”.
A professora cita a aprovação do Projeto de Lei 915/2011, que institui as Organizações Sociais, conhecidas como OSs, modelo de gestão privado que tem invadido vários setores públicos. “É uma proposta que abre caminho para terceirizações e privatizações em setores públicos. Se já é uma tarefa difícil fazer esse controle social do dinheiro público, imagine dessa forma, onde essas OSs estão desobrigadas de processos de licitação, além delas não serem obrigadas a prestar contas à órgãos de controle”.
A plenária em Cascavel também discutiu a aproximação da data-base dos servidores estaduais. “O governo já anunciou que não pretende conceder aumento real aos servidores acima da inflação. O Fórum reivindica além da inflação, de 6.5% [IPCA], mais 7.63% de ganho real, o que alcançaria a soma de 14.13% à categoria”, destacou Marlei. A pauta específica da data-base será tema de uma reunião nesta quinta-feira (19/04), na sede da APP em Curitiba, envolvendo representantes do governo e dirigentes do Fórum dos Servidores.
A reunião realizada nesta terça-feira (17/04) em Cascavel foi a quinta plenária macrorregional realizada pelo Fórum no Paraná. Outras plenárias já haviam sido realizadas em Guarapuava, Maringá, Londrina e no Litoral. O Fórum das Entidades Sindicais representa mais de 200 mil servidores do Paraná e congrega várias categorias do funcionalismo público estadual.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



