1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Universitários de Maringá são os primeiros inscritos no Desafio Sebrae, no PR

Os maringaenses Thomaz Gomes de Oliveira, Everaldo José Casto e Wellington Cardoso de Farias são os primeiros universitários do Paraná a se inscreverem na edição 2012 do Desafio Sebrae. Os estudantes, do quarto ano do curso de Sistema da Informação, na Faculdade Alvorada, montaram a equipe TechFruit e vão participar do jogo que objetiva incentivar o empreendedorismo entre os universitários.  A TechFruit é a segunda equipe inscrita no Brasil e o seu registro foi feito minutos depois de aberto o prazo para inscrições, no último dia 11.

18/04/2012 - 07:19


“Esta será a terceira vez que participamos do Desafio Sebrae. Nas duas edições anteriores, chegamos até a segunda etapa. Agora, queremos ir além e, quem sabe, ganhar o jogo”, enfatiza Thomas de Oliveira. Ele conta que a motivação da equipe, para participar mais uma vez do jogo, é a metodologia, que, de fato, é realista e garante uma experiência positiva.
Everaldo Castro diz que, nas participações anteriores, a equipe tinha mais integrantes e nem todos eram engajados. “Dessa vez, com a equipe reduzida, estamos confiantes. Até porque, ao terminar o curso, queremos ser sócios na abertura de uma empresa na área de software e precisamos adquirir experiências em empreendedorismo.”
André Dias Martins, professor e coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação na Faculdade Alvorada, será o orientador da equipe TechFruit. Também animado, ele pretende acompanhar passo a passo o desenvolvimento dos estudantes no jogo. “Mais importante do que buscar a vitória, é adquirir experiência e conhecimento, principalmente porque, em breve, estarão no mercado de trabalho”, afirma.
A consultora do Sebrae/PR em Maringá, Vânia Paula Cruz, afirma que o jogo proporciona aos alunos participantes a oportunidade de testarem suas características empreendedoras. “O trabalho em equipe, a liderança, a capacidade gerencial e a tomada de decisões, muitas vezes, sob pressão, são alguns dos aspectos. Além disso, vão ter de enfrentar riscos reais e fazer o controle financeiro. Enfim, o jogo permite a vivência das situações de gestão”, explica.
Este ano, o tema do jogo são frutas tropicais e o desafio será fabricar e comercializar produtos como sorvetes, polpas e sucos. “A equipe simulará a administração das diversas etapas de um negócio neste segmento. Para isso, vão precisar analisar o mercado e avaliar os produtos que apresentarão os melhores resultados”, esclarece a consultora do Sebrae/PR.

Novidades
A edição 2012 do Desafio Sebrae traz novidades. Uma delas é a possibilidade de inscrever duplas. Nos anos anteriores, o limite era de no mínimo três estudantes. Já o número máximo permanece em cinco participantes por equipe.
Outra inovação está relacionada à mobilidade e interatividade. Para este ano, foi criado um aplicativo para o jogo. O programa pode ser usado em tablets e smartphones de sistemas operacionais das tecnologias Android e Apple. Com essa opção, o jogo será 100% online e as equipes poderão tomar decisões sem perder prazos.
Vale também ressaltar que está é a primeira vez que o Sebrae utiliza uma versão compacta para os docentes. A ideia é que os professores, orientadores das equipes, conheçam, na prática, o funcionamento do jogo e compreendam a aplicabilidade do Desafio Sebrae como um instrumento a mais na formação acadêmica.

Noroeste
O Desafio Sebrae já está na 12ª edição e, ao longo desse anos, a região noroeste do Paraná apresentou resultados relevantes. Em 2008, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi a instituição com o maior número de inscrições do Paraná, correspondendo a 15% do total de participantes do Estado. Naquele ano, uma equipe da UEM, batizada de Terere Storm, venceu a etapa estadual e ficou em oitavo lugar na classificação nacional.
Em 2009, a região registrou o número significativo de mais de 5 mil inscritos e, em 2011, a Universidade Paranaense (Unipar), nos campus da região noroeste, também registrou o maior número de inscritos do Paraná.
Vânia Cruz avalia que o motivo de a região apresentar resultados satisfatórios em inscrições no Desafio Sebrae está no fato de contar com instituições de ensino superior de destaque nacional. “Além desse mérito, os alunos das instituições se mostram muito interessados em se desenvolver como empreendedores”, completa a consultora do Sebrae/PR.

Dinâmica
O Desafio Sebrae, jogo para universitários que simula a gestão de uma pequena empresa,  começa em maio e terá cinco fases. As três primeiras virtuais e as duas últimas presenciais. Em outubro, serão conhecidos os campeões em cada estado e, em novembro, os vencedores vão se reunir em Salvador, na Bahia, para disputar a semifinal e a final do jogo. Serão premiadas as três melhores equipes e os professores indicados por elas.
As inscrições para a edição 2012 do Desafio Sebrae podem ser feitas até o dia 18 de maio no site oficial www.desafio.sebrae.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50 por equipe. Ao todo, oito equipes chegam à final nacional e todos os integrantes dos oito grupos ganham um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29