1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Espaço fortalece empreendedorismo em Quatro Pontes

Na próxima segunda-feira, dia 23, o Comitê Gestor da Lei Geral de Quatro Pontes inaugura espaço especial para a formalização e orientação de empreendedores. A inauguração da Sala do Empreendedor está marcada para as 8 horas, na Prefeitura Municipal, e está aberta à participação de toda a população. O espaço, exclusivo para orientação e formalização de empreendedores, cumpre uma das exigências da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor no Brasil desde 2006.

19/04/2012 - 10:12


Segundo o gerente regional do Sebrae/PR no oeste do Estado, Orestes Hotz, a legislação beneficia o empreendedorismo, uma vez que é voltada para as micro e pequenas empresas. “As empresas de micro e pequeno porte têm papel fundamental no desenvolvimento das cidades, visto que são grandes geradoras de emprego e de renda. Se a base da economia está nessas empresas, melhorar o ambiente de negócios para elas é fomentar o desenvolvimento como um todo”, argumenta.
Entretanto, complementa Hotz, para que a Lei Geral saia do papel e seja praticada de acordo com as necessidades locais, é preciso municipalizá-la. “Com a ajuda do Sebrae/PR, com o Programa Cidade Empreendedora, entidades são convidadas a fazer parte de um comitê e, unidas, criam soluções para melhorar o ambiente de negócios do município. A Sala do Empreendedor, muito mais do que exigência legal, é local específico de amparo para micro e pequenas empresas.”
Em Quatro Pontes, além da Prefeitura Municipal e Sebrae/PR, a Associação Comercial e Empresarial de Quatro Pontes (ACIQUAP), a Associação dos Artesãos do município, os Correios e as instituições financeiras do Sicredi e Banco do Brasil também fazem parte do Comitê Gestor e apoiam a Sala do Empreendedor na cidade. “O esforço é conjunto para que os empreendedores tenham amparo em todas as vertentes”, conclui Orestes Hotz.
De acordo com Neivo José Brill, agente de desenvolvimento local e um dos integrantes do Comitê Gestor, a Sala do Empreendedor vai atender no mesmo expediente da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O Paço Municipal está localizado na Rua Gaspar Martins, no 560. O telefone para contato é (45) 3279-1155, ramal 213. “É um local de fácil acesso e, agora, com o lançamento oficial, queremos atender ainda melhor os empreendedores”, sinaliza Neivo Brill.

Crescimento
Tendo em vista alguns índices, como o de desenvolvimento humano (IDH), destaca o consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus, Quatro Pontes já vinha demonstrando preocupação e apoio ao desenvolvimento local. “O município é o segundo melhor IDH do Estado, atrás, apenas, de Curitiba. Mesmo assim, a visão do Comitê Gestor é de melhorar ainda mais o ambiente empresarial na cidade e a Sala do Empreendedor é apenas uma das ações que devem auxiliar nesse processo de desenvolvimento”, diz.
Debus indica ainda que, com cerca de 3,8 mil habitantes, Quatro Pontes tem uma estimativa de 200 informais. “A cidade registra, atualmente, pouco mais de 100 empreendedores individuais formalizados. Isso quer dizer que o número de informais já diminuiu cerca de 50%”, enumera. Mesmo assim, assinala o consultor, a formalização vai continuar sendo uma das bandeiras da Sala do Empreendedor no município.
“Mesmo antes de inaugurarmos a Sala do Empreendedor, já conseguimos tirar 82 pessoas da informalidade no município, por intermédio da própria prefeitura. Acredito que o maior desafio na cidade seja a informação e, com um local específico para atender a esse público, o acesso as orientações ficará mais direcionado e vamos melhorar ainda mais”, prevê o agente de desenvolvimento local do Comitê Gestor de Quatro Pontes, Neivo Brill.
Os serviços oferecidos no local serão de abertura, alteração e baixa do Empreendedor Individual; declaração do Empreendedor Individual; orientações para o pagamento de tributos, cadastro, obtenção de crédito e emissão de notas fiscais; capacitações; auxílio para realização de plano de negócios; e apoio para participação em licitações. “As compras públicas podem ser um grande mercado. Já tivemos cerca de 10 casos de empreendedores individuais vencendo licitações para fornecer à Prefeitura”, conta Brill.
“Com a Sala do Empreendedor oficialmente aberta a população, queremos atender ainda melhor os empreendedores. Nosso objetivo é começar com foco no Empreendedor Individual e, aos poucos, expandir as orientações para microempresas e empresas de pequeno porte”, pondera.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29