1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Serviço Social comemora 25 anos de implantação

O curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Toledo, está em ritmo de comemoração, são 25 anos formando profissionais na área de Ciências Sociais. Juntamente com as comemorações irá acontecer o I Seminário de Direitos Humanos e a XX Semana Acadêmica. Os eventos serão realizados entre os dias 15 a 18 de maio, tendo como tema central: Direitos Humanos – Saberes e Exercício Profissional. 

19/04/2012 - 14:55


Durante o evento, serão apresentadas seis oficinas, sobre assuntos como: direito humano fundamental à água potável e ao saneamento básico, o exercício profissional na origem do Serviço Social, educação, inclusão e direitos humanos, dentre outros. A programação conta ainda com atividades culturais, conferências, debates e mesa-redonda.
O evento está sendo promovido pelo Colegiado de Curso de Serviço Social – Campus de Toledo/PR e a Fundação Araucária: Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico/PR
Para mais informações, programação completa e inscrições, acesse: http://25anosservicosocialunioeste.blogspot.com.br/ ou pelo telefone (45) 3379-7050.
25 anos de história
O curso de Serviço Social foi implantado no ano de 1987, com o ingresso e matrícula de 50 acadêmicos por vestibular, realizado em janeiro do mesmo ano. O curso sofreu dificuldades no início de sua trajetória, principalmente devido à falta de corpo docente com experiência em docência no ensino superior e com pós-graduação.
No primeiro semestre de funcionamento havia apenas uma assistente social como docente, a professora Marli Renate Von Borstel Roesler, que coordenava o curso e ministrava aulas no curso de Serviço Social e Filosofia. No segundo semestre, de 1987, foi contratada a assistente social Maria do Carmo Aparecida de Oliveira Schoroeder e assim, o curso seguiu com contratações, porém com grandes dificuldades ainda, com a rotatividade e falta de estabilização do quadro docente devido aos contratos temporários, exigências de qualificação, dentre outros aspectos.
No ano de 1990 o curso efetuou uma reorganização de seu currículo pleno, correspondente à implantação do regime seriado anual. Neste mesmo ano, a Unioeste recebeu a equipe do Conselho Estadual de Educação para emitir o parecer, que foi favorável, ao reconhecimento do curso de graduação em Serviço Social, para então, a conclusão formativa da primeira turma.
Ao longo da história os campos de estágio supervisionado, diversificam-se em organizações comunitárias, sindicatos, cooperativas, poder judiciário, empresas, prefeituras e órgãos do Governo Estadual. Nas áreas de saúde, educação, habitação, assistência social e integração ao mercado de trabalho.

Atualmente, o curso se encontra na coordenação de Ineiva Terezinha Kreutz Louzada. Conta com três grupos de pesquisas vinculados a área, um grupo de estudos em Serviço Social, o PET Serviço Social com 12 alunos bolsistas e diversos programas e projetos de extensão. Funciona no período matutino, ofertando anualmente 40 vagas. Já graduou mais de 560 assistentes sociais e conquistou a nota 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).  

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29