1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Servidores técnicos em alerta após anúncio sobre data-base

Em audiência na quinta-feira (19) com representantes do Fórum de Entidades Sindicais dos Servidores Públicos do Paraná, o chefe da SEAP (Secretaria de Estado Administração e Previdência), secretário Luiz Eduardo Sebastiani, anunciou que o governo estadual concederá um índice abaixo da inflação do ano passado no período de data-base dos servidores estaduais (maio de 2012). A reunião foi realizada em Curitiba e teve como pauta os itens de reivindicações unificadas do funcionalismo: pagamento da data-base dos servidores, melhorias no Paraná Previdência, novo modelo de assistência à saúde para os servidores e abertura de concursos públicos.

20/04/2012 - 12:08


O Fórum apresentou a reivindicação do percentual de 14,13% na data-base, referente a 6,5% do IPCA (como estava previsto anteriormente) e 7,63% de ganho real, porém o secretário alegou que o Estado já havia ultrapassado o limite prudencial com folha salarial dos servidores, com índice de 46,65%, e em virtude disso, anunciou que o governo concederia apenas 4,66%, correspondente a inflação do período, segundo o IPCA, a ser pago em apenas uma parcela em maio.
As entidades do Fórum deixaram claro o descontentamento dos servidores. “Não ficamos satisfeitos com essa medida do governo, sem qualquer perspectiva de aumento real para os servidores estaduais. Vale lembrar que o percentual de ganho real apresentado pelo Fórum está abaixo do ganho real do salário mínimo regional do Paraná”, lembra o diretor do Sinteoeste, Paulo Porto Borges, que participou da audiência.
O professor informou que a proposta do governo será discutida junto à base da categoria. Em relação ao atendimento à saúde do servidor, ficou acordado que o governo apresentará um modelo a ser debatido até o final deste semestre. “O governo apresentou a proposta de um novo modelo, mas está claro que será a partir de co-participação dos servidores, o que no entender dos representantes do Fórum, significará um atraso na luta”, completa Paulo Porto.

PCCS dos Técnicos
Esse anúncio do pagamento da data-base deixou os servidores técnicos das universidades públicas estaduais em estado de alerta. “Pelos números apresentados pelo governo em relação à concessão de uma data-base abaixo da inflação do ano passado, já podemos prever que será necessário que os servidores das IEES tenham claro que nada virá sem luta e que a proposta do PCCS dos Técnicos deverá ser debatida e negociada por meio de muita mobilização dos companheiros”.
O dirigente refere-se ao compromisso firmado entre os sindicatos e o governo, de apresentação de uma contraproposta ao PCCS (Plano de Cargos Carreiras e Salários) dos técnicos para a próxima terça-feira, dia 24 de abril. “Deixamos claro novamente nessa reunião com o secretário de que a categoria não tolerará nenhum tipo de protelação e que estamos esperando uma proposta concreta do PCCS, não um cronograma com novas reuniões”, afirma Porto. 
A reunião entre a SEAP e os sindicatos das IEES está agendada para próxima terça-feira, às 9h30, em Curitiba. Assembleias já foram convocadas para o dia 26 de abril nas universidades estaduais para avaliação da contraproposta que será apresentada.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29