Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Fortalecimento de Gênero: propostas serão encaminhadas ao governo de transição no Estado depois de encontro estadual

Depois de registradas oficialmente todas as propostas que emergiram durante as oficinas do Encontro realizado em Curitiba no dia 9 deste mês, agora é a vez de encaminhá-las ao atual e ao governo de transição do Estado. Quem entregará o documento é o secretário de Estado de Emprego, Trabalho e Promoção Social (SETP), Tércio Alves de Albuquerque, que se comprometeu publicamente durante o encontro onde representou oficialmente o governador Orlando Pessuti. Tércio também deve levar as propostas ao governador eleito, Beto Richa.

20/12/2010 - 12:38


O Encontro realizado pela SETP, foi organizado pelo Instituto de Comunicação Solidária (Comsol) e contou ainda com a participação da COPEL e FIEP. Reuniu aproximadamente 250 lideranças, Atores Sociais dos mais diversos segmentos de todo o estado e levou à capital, entre outras autoridades, a ministra interina da SPM,

Durante a tarde do dia 9 foram realizadas 10 oficinas, uma para cada eixo do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (IIPNPM). O material base utilizado foi o Kit Nosso Plano em Ação, produzido pelo Instituto ComSol e que representam a versão ilustrada dos 10 eixos do II PNPM.
Participaram em cada oficina entre 10 e 15 pessoas sendo que no final dos trabalhos cada grupo elaborou três propostas a partir do eixo estudado, para serem desenvolvidas nos Municípios, instituições, círculos de diálogo e de convívio. Uma delas tinha caráter estadual e será encaminhada ao governo do Paraná como pedido de política pública.
, “As propostas elaboradas durante o encontro para as organizações sociais e o poder público devem servir para a aplicação das políticas para mulheres no Paraná”, comenta Moema Viezzer, coordenadora geral do evento pelo Instituto ComSol
 
Desdobramentos
 
No tempo limitado de um dia de Encontro, não era possível, além de realizar as oficinas, proceder, em plenária, à contextualização geral das propostas feitas pelos respectivos grupos e aos desdobramentos das mesmas em ações a serem implementadas. “Esta é uma tarefa a ser agora partilhada entre todos os Atores Sociais que se fizeram presentes no Encontro, ou seja: as personalidades políticas, as instituições de governo, as organizações sociais,         empresas e os meios de comunicação”. Para conhecer as propostas na integra acesse www.institutocomsol.org.br.

 

 

Outras ações de continuidade foram sugeridas em plenária:

 
1. Criar um Fórum de Políticas para as Mulheres no Estado do Paraná com ênfase na aplicação do Plano Nacional.
 
2.Utilizar o Kit Nosso Plano em Ação elaborado pelo Instituto ComSol em apoio aos trabalhos que se realizam nos municípios e instituições setoriais em relação às políticas para mulheres, incluindo a preparação da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres prevista para 2011.
 
3. Transformar este Encontro em Encontro Anual para Fortalecer a Equidade de Gênero com Políticas para as Mulheres no Paraná.
Sem nome %281144 x 250 px%29