Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Pe. Odilo Rockenbach faleceu nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (20), a comunidade cristã perdeu um grande dirigente religioso, o Pe. Odilo Rockenbach. No último dia 13, o Padre sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Ele foi conduzido à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Hospitalar Oeste (HCO) para exames complementares e foi identificado que seu estado de saúde era “gravíssimo”, com risco de morte. Três missas são organizadas na Catedral. Hoje, às 15h e 18h30. Amanhã, dia 21, às 9h30, sendo presidida pelo bispo diocesano D. Francisco Carlos Bach. O Pe. Odilo comemorou em dezembro do ano passado seu Jubileu de Ouro Sacerdotal.

20/04/2012 - 12:22


Sobre o Pe. Odilo Rockenback
Odilo Rockenbach nasceu em Cruz Machado (PR), em cinco de maio de 1929. Aos três anos de idade sua família mudou-se para Santa Rosa (RS) e posteriormente para Tangará (SC), onde Odilo cursou o primário, a admissão e o primeiro ano ginasial.
Na mesma região de Tangará, exerceu a função de agricultor no tempo da semeadura a lanço e colheita por meio de trilhadeira. Em seguida dedico-se ao trabalho de leiteiro, vendeiro, tintureiro, saqueiro e professor primário numa escola estadual. Alguns alunos decidiram entrar no seminário, dentre eles Guido Censi, Ilo Sonda e Constante Danielevicz, atualmente padre jesuíta. No seminário de Lajes, ainda naquele Estado, concluiu o ginásio e o colegial Cursou o primeiro ano de Filosofia no seminário central de São Leopoldo (RS).
A pedido do Dom Daniel Hostin, então bispo da Diocese de Lajes, fez estágio de dois anos no seminário menor, nos anos de 1954 e 1955, interrompendo os estudos no biênio. Em 1956 reiniciou os estudos na Faculdade Teológica de Nossa Senhora da Assunção, no Ipiranga (SP), onde se formou bacharel em Teologia.
Em três de dezembro de 1961, Odilo Rockenbach foi ordenado sacerdote, o primeiro da novel Diocese de Toledo. Em 1962, voltou a Lajes para suprir a falta de professores, onde lecionou Línguas e Química, ao mesmo tempo em que exerceu a função de orientador espiritual de um grande número de seminaristas, dentre eles o atual arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandt.
Nomeado pelos bispos como diretor espiritual dos filósofos das dioceses catarinenses, exerceu por dois anos a função. Experiência nova vivenciou no Instituto Paulinum, na Região do Ahú, em Curitiba. Neste período lecionou Lógica no seminário e Teologia no Instituto Teológico de Curitiba (ITC), na escola dos padres maristas.
Por insistência de Dom Armando Círio, bispo da Diocese de Toledo, em 1967 dispô-se a serviço da pastoral. Foi reitor do Seminário Diocesano de Toledo e primeiro coordenador de catequese de uma equipe de leigos e religiosas. Seguindo orientações do Concílio Vaticano II, foram realizados cursos de formação de catequistas. Já naquela época foram realizadas no seminário as primeiras reuniões para a fundação do sindicato dos trabalhadores, que rendeu muitos frutos, especialmente pela perícia dos seus diretores.
Em 14 de outubro de 1969, Pe. Odilo foi enviado por Dom Armando Círio à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand, sendo pároco até julho de 1979. Em 1980 foi nomeado pároco da Paróquia São Cristóvão da Vila Industrial, em Toledo, permaneceu à frente daquela comunidade até 1987.
Vagando a diocese pela transferência de Dom Geraldo Majella Agnelo para a Arquidiocese de Londrina, foi eleito administrador diocesano até a vinda de Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner no fim do ano de 1987.
Também lecionou Filosofia durante deis anos em várias disciplinas na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato (FACITOL), primeira unidade de ensino superior de Toledo.
Em 1988, ficou desligado das funções de pároco por ocasião do ano sabático. Em 1989 foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Vila Nova, dedicando-se especialmente à pastoral da saúde e do enfermo.
Em 1992 recebeu a nomeação de vigário da Paróquia Cristo rei e nomeação especial para a pastoral da saúde e enfermos.
Durante todos esses anos o trabalho de atendimento aos necessitados realizou-se em equipe junto aos hospitais e às casas, sendo elevado o número de atendimento a domicílio. Centenas de pessoas eram atendidas nas paróquias da Vila Industrial, Cristo rei e Panorama.
Digna de menção é a equipe de voluntários que trabalhou na construção e reforma de cem casas, melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas carentes, trabalho ao qual se soma o repasse de cestas básicas, roupas e móveis. Incontável é o número de materiais repassados para reforma de casas.
No ano passado, em dezembro, o Pe. Odilo comemorou o seu Jubileu de Ouro Sacerdotal.

Com informações do site Diocese de Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29