Em média, cada Ordem do Dia tem aproximadamente 90 páginas (o equivalente a um total de 4.860 folhas ao dia, considerando-se o número de 54 deputados). Ao final de um mês são feitas então cerca de 58.320 cópias, tomando-se por base a realização de três sessões por semana. Ao custo de R$ 0,04 por folha copiada, a Assembleia, com o fim das impressões, economizaria mensalmente R$ 2.332,80. Se uma resma contém 500 folhas, a Casa não mais precisaria comprar e utilizar o equivalente a 116 pacotes de papel por mês para este serviço. “É uma questão que vamos discutir, já que estamos informatizando a Casa”, disse Rossoni.
Pauta online – A Ordem do Dia está disponível para o acesso dos interessados no site da Assembleia (www.alep.pr.gov.br/ordem_do_dia). Os deputados Pastor Edson Praczyk (PRB) e Rasca Rodrigues (PV) se posicionaram favoravelmente à redução do consumo de papel com o fim das cópias impressas da Ordem do Dia. A manifestação aconteceu durante a sessão do Legislativo de terça-feira (17). Para Rasca, as cópias podem ser diminuídas gradativamente até serem extintas. Já Praczyk defendeu meios alternativos e tecnológicos para a consulta e acompanhamento por parte dos deputados quanto ao andamento dos projetos.
Em 2011, com o fim da impressão e distribuição das cópias de 30 kits de “clippings” de notícias (coletâneas com recortes de notícias de jornal) que eram encaminhados aos membros da Mesa Diretora, às lideranças, diretorias e coordenadorias do Legislativo, a Casa deixou de gastar R$ 32.256,00 ao longo do ano, ou seja, R$ 2.688,00 por mês, para um consumo de pouco mais de 800 mil folhas.
Da Assessoria
POLÍTICA
Por economia Assembleia pode cancelar versão impressa das pautas de votações
O fim da impressão de cópias da Ordem do Dia disponibilizadas aos 54 deputados, com a pauta dos projetos a serem votados em Plenário, está sendo analisada pelo comando da Assembleia Legislativa. Durante sessão realizada nesta semana, o presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ressaltou que com a implantação do sistema de informatização do Legislativo os parlamentares poderão ter acesso, por meios digitais, às matérias constantes da pauta, medida ambientalmente correta e que deverá garantir novas economias ao Legislativo, em torno de R$ 28 mil em um ano, conforme projeção ainda em análise.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados




