“É preciso proteger a saúde da população das incontáveis substâncias incorporadas a produtos que pessoas ou animais usam ou ingerem, sem que sua segurança seja de fato comprovada”, alerta Aguinaldo Ribeiro.
De acordo com o projeto, deixar de exibir a advertência no rótulo, caracteriza infração sanitária, sujeitando o empresário às penalidades previstas na Lei 6.437/77, que vão da simples advertência até a interdição do estabelecimento.
O projeto não elenca quais produtos ou substâncias serão incluídos na exigência, nem atribui expressamente a qualquer órgão público o poder de listá-los. Tratando-se de infração sanitária, a autoridade pública competente é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda cuidado com a introdução de novos aditivos alimentares. Existem hoje cerca de 60 mil substâncias, naturais e sintéticas, usadas na alimentação, e cerca de 5 mil aditivos alimentares.
“Muitas substâncias demonstram potencial de causar distúrbios tão graves quanto o câncer, como alguns dos produtos diet”, adverte o deputado. Ele diz que o consumidor precisa ter informação para optar pelo uso ou não do produto. “E os produtores, certamente, tenderão a optar por fórmulas mais seguras”, prevê.
Na Câmara tramitou projeto (PL 846/03) de teor idêntico, mas que foi arquivado por ter sido rejeitado em todas as comissões que analisaram o mérito da proposta (Defesa do Consumidor e Seguridade Social).
Tramitação
O projeto de Ribeiro será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Da Assessoria
SAÚDE
Rótulo de produto poderá advertir contra risco de câncer
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3009/11, do deputado licenciado Aguinaldo Ribeiro (PB), que torna obrigatória a inscrição de advertência sobre a presença de substâncias potencialmente cancerígenas nos rótulos de produtos para consumo humano ou animal. O aviso deverá ser impresso em cor contrastante, de forma visível, legível e compreensível.
Mais lidas
- 1No Paraná, BB renegocia mais de R$ 700 milhões em dívidas no âmbito do Desenrola
- 2Agosto Dourado: Hoesp reforça a importância da doação de leite materno para recém-nascidos
- 3Sicredi Progresso completa 45 anos com forte expansão e impacto nas regiões de atuação
- 4Justiça Eleitoral altera local de votação para 12 seções em Toledo
- 5Sicredi Progresso chega aos 45 anos com crescimento, proximidade e impacto social
Últimas notícias
- 1Cultura: um ano de Fábrica do Hip Hop
- 2Ideb da rede municipal de Toledo atinge 6,9 e bate recorde histórico
- 3Sicredi Progresso realiza Encontro Semestral online
- 4Prefeitura abre processo seletivo para estagiários de níveis técnico e superior
- 5Sesc PR lança 11ª edição de coletânea de contos com autores paranaenses



