1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Atleta do futuro discute conceitos repassados a crianças e adolescentes

O projeto Atleta do Futuro, cuja iniciativa é do Serviço Social da Indústria (Sesi), com o apoio do Poder Público e da iniciativa privada, tem conquistado credibilidade no Brasil inteiro, graças aos resultados positivos que vem apresentando ano a ano. A partir da gerência do Sesi de Toledo, há 24 núcleos de escolinhas distribuídos no município sede, além de Ouro Verde do Oeste, Palotina e Terra Roxa. São quase 3.000 crianças de 06 a 17 anos envolvidas em treinamentos nas modalidades de Ginástica Rítimica (GR), Ginástica Artística (GA), Badminton, Parabadminton, Futebol, Futsal e Voleibol. Só em em GR são em torno de 1.200 crianças inscritas.

 

23/04/2012 - 11:27


Para atender esta demanda, o Projeto Atleta do Futuro conta com o envolvimento de 25 profissionais de Educação Física. Na semana passada, esses profissionais participaram de capacitação, cujo tema principal foi “Temas transversais”. A coordenadora do projeto em Toledo, Nádia Amarante Fuchs, ministrou o curso e ela explica a importância do tema: “Os temas transversais estão incluídos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), em seis grandes áreas: Ética, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo. Além disso, visa também observar temas locais relacionados à realidade do educando”.

Abordagem

Conforme Nádia, o curso, além de reforçar os conceitos dos temas transversais junto aos professores, teve o objetivo de tratar as formas de abordagens desses temas no trabalho cotidiano das escolinhas e projetos especiais. Ela cita, como exemplo, no ano passado, quando foram desenvolvidos projetos relacionados aos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, oportunidade em que os participantes do Atleta do Futuro de Toledo e Palotina estiveram envolvidos com uma campanha de combate à dengue, enquanto Ouro Verde do Oeste e Terra Roxa abordaram questões nutricionais. Ambas as iniciativas foram classificadas em um Seminário Regional e posteriormente foram levadas a Curitiba, para apresentação de nível estadual. “O Atleta do Futuro tem cunho esportivo, sim, mas não podemos nos contentar somente com a prática do esporte. Além de bons esportistas, visamos formar bons cidadãos, que tenham internalizadas questões como respeito mútuo, justiça e solidariedade, que fazem parte do conceito de Ética trabalhado nos temas transversais”, explica.

A coordenadora destaca que os temas transversais, portanto, são abordados nas atividades diárias, com ações práticas dos professores com os alunos e entre todos, mas projetos específicos também fazem parte, como forma de reforçar os conceitos.

Temas

A professora, que também leciona na universidade o assunto,  informa que, através dos temas transversais, o Atleta do Futuro tem trabalhado em Ética: respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade; Orientação Sexual: corpo, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente transmissíveis; Meio Ambiente: sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental; Saúde: saúde preventiva e curativa; Pluralidade Cultural: diferenças raciais, diferenças de costumes, diferenças de linguagem; e ainda Trabalho e Consumo: relações de trabalho e consumo.

“É importante que os pais saibam que estes temas são abordados com seus filhos e que a partir do esporte eles estão tendo uma interação com o mundo”, acredita Nádia, ao mencionar que os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania.

Sem nome %281144 x 250 px%29