Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Aproximadamente 500 artistas participaram da II Virada Cultural em Toledo

Inspirada em viradas culturais realizadas em outros estados, a II Virada Cultural levou ao palco cerca de 500 artistas, totalizando 60 apresentações, reunindo talentos locais e artistas de renome nacional. O público fez jus ao evento, participando ativamente da programação distribuída nos dois palcos no Parque Ecológico Diva Paim Barth e no Teatro Municipal.

23/04/2012 - 13:41



“Foi um momento muito bonito e tudo oferecido de graça à população. Uma oportunidade aos jovens, às crianças, aos mais idosos, à família de ter acesso à cultura, que também é muito importante para retomar as atividades no começo da semana, com mais disposição”, avaliou o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato.
Ele acredita que as próximas edições deverão contar com novos parceiros da iniciativa privada, auxiliando na organização. Mesmo assim ele pretende prever recursos no Orçamento para o próximo ano, possibilitando a continuidade do evento. “Queremos deixar tudo organizado, inclusive com sugestão de data, para que o próximo prefeito dê continuidade ao evento, que é hoje um sucesso”, diz ele enaltecendo o trabalho da equipe e agradecendo o apoio dos parceiros. Cerca de 35 mil pessoas participaram da programação, segundo os organizadores.
 “Isso é muito bacana, é superlegal. É preciso que os brasileiros conheçam mais o que é nosso e eventos como estes ajudam neste sentido”, destacou o cantor Jair Rodrigues, que fez o principal show na abertura do evento, no sábado à noite. Bem humorado e muito disposto, aos 73 anos de idade, 53 dos quais de carreira, Jair Rodrigues mostrou que tem muito ainda a contribuir com a música popular brasileira. Plantou bananeira no palco para alertar os jovens a ficar longe das bebidas e da droga e embalou o público de diferentes idades, que amam o seu ritmo musical. Ao final, não hesitou. Desceu e encerrou o espetáculo cantando em meio as pessoas que acompanhavam a sua apresentação.
Para o criador e vocalista do grupo Teatro Mágico, Fernando Anitelli, eventos como a Virada Cultural de Toledo são fundamentais para incentivar e promover a cultura. “É fundamental para qualquer município uma política cultural mais adequada, mais avançada, que não promova somente festivais temáticos para entreter, o famoso pão e circo. Acho fundamental trazer talentos de fora e também valorizar os músicos, o teatro, a dança, locais. É fundamental esta troca, este compartilhamento de informações”, disse ele, recomendando que isso não pare com a virada, com dois dias de atividades, mas que seja um processo contínuo para perceber a cultura não somente como entretenimento, que é a grande questão. “Cultura não é somente entretenimento e esta é a busca de vários grupos que estão aqui, como nós do Teatro Mágico”, afirmou. O grupo encerrou as 24 horas de cultura de Toledo, no palco do Parque Ecológico Diva Paim Barth.
Durante 24 horas foram diversas apresentações culturais, incluindo música, dança, teatro, ginástica rítmica com a participação de atletas campeãs da equipe da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, circo, entre outras atividades. Em todos os locais, foi constante a movimentação de pessoas, acompanhando as apresentações e interagindo com os artistas. Ao todo foram cerca de 500 artistas apresentaram-se nos dois palcos montados no Parque Ecológico Diva Paim Barth e no Teatro Municipal. Todas as atrações foram gratuitas.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29