1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Pré-Conferências discutem as necessidades da pessoa com deficiência em Toledo

Construir espaços públicos e privados de uso coletivo acessível às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, bem como barreiras que impeçam ou dificultam a participação social dessas pessoas como sujeito, se constitui em exigência legal prevista em normas constitucionais, em leis específicas que tratam da questão e na política urbana nacional. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Toledo buscando assegurar o pleno exercício dos direitos inviduais e sociais promove a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Toledo em maio. As pré-conferências são realizadas nesta semana e as atividades iniciam nesta terça-feira (24), na sede da Associação dos Ostomizados.

24/04/2012 - 07:59


Com o tema “Um olhar através da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência da ONU: Novas perspectivas e desafios”, a Conferência vai estar alinhada a quatro eixos que interferem na vida da pessoa com deficiência, sendo eles: educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional, acessibilidade, comunicação, transporte e moradia, saúde, prevenção, reabilitação, órtese e próteses, segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social.
Segundo a presidente do Conselho, Edna Fernanda Zanetti, as pré-conferências serão um espaço de debates, discussões e momento de elaborar propostas de políticas públicas de ações afirmativas no Município para serem apreciadas e votadas durante a Conferência no dia 11 de maio. “Esperamos que as questões discutidas pelos cidadãos nas pré-conferências, as quais serão transformadas em propostas e aprovadas na Conferência sejam solucionadas em um breve espaço de tempo no Município”.
Edna salienta que o Conselho vai continuar defedendo e lutando pelos direitos da pessoa com deficiência. “Iremos trabalhar para que realmente seja cumprido o propósito de estar se reunindo e organizando propostas”.

Programação das Pré-Conferências

24 de abril (terça-feira) – 14h – Sede da Associação dos Ostomizados.
Devem se reunir representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Toledo (ADFT); Associação Toledense de Atletas em Cadeira de Rodas (ATACAR) e Asssociação dos Ostomizados.

25 de abril (quarta-feira) – 14h – APAE (Associação de Pais e Amigos dos Expecionais de Toledo).
Devem se reunir representantes da APAE e da Associação dos Autistas –Vida.

26 de abril (quinta-feira) – 14h – Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Toledo (APADA).
Devem se reunir representantes da APADA, Associação dos Deficientes Visuais de Toledo (ADVT) e Centro de Atendimento a Pessoa com Deficiência Visual (CAIDV).

27 de abril (sexta-feira) – 19h – Sindicato dos Servidores Público Municipal.
Devem se reunir representantes dos órgãos educacionais (comunidade da educação), como: Secretaria Municipal de Educação (SMED); Núcleo Regional de Educação (NRE); Programa de Educação Especial (PEE); Atividade Motora Adaptada (AMA) e Unipar, Fasul, Unopar, PUC e Unioeste.

28 de abril (sábado) – 19h – Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer.
Devem se reunir representantes da zona rural e distritos e o público em geral interessado em discutir o tema.

Por Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29