Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

CREA-PR e entidades debatem revisão dos contratos

Nesta quarta-feira, às 9h, o CREA-PR atua como mediador em seu Plenário em uma reunião que determinará o posicionamento de diversas entidades paranaenses a respeito da concessão das rodovias no Paraná, tendo como ponto de partida o Acórdão do Tribunal de Contas da União-TCU, que recomenda a revisão dos contratos.

24/04/2012 - 20:02


Desde sua implantação, em 1997, os pedágios têm resultado em um forte impacto na economia do Estado, inviabilizando muitas vezes determinadas atividades em virtude dos altos valores aplicados aos fretes. “A agricultura é um setor bastante atingido pelo impacto do pedágio. Temos hoje um modelo que dificulta o desenvolvimento, uma vez que encarece a circulação dos produtos. O CREA-PR atuará nessa reunião como mediador, enfatizando a parte técnica da questão, que diz respeito à fiscalização dos contratos, a qualidade das obras e das rodovias”, diz o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, que coordenará o encontro, realizado em parceria com o deputado Elton Welter (PT).
“É fundamental que a cidadania paranaense se mobilize pela revisão desses contratos, uma vez que o custo do pedágio é lesivo ao desenvolvimento socioeconômico do Estado”, defende Welter.
Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), as tarifas pedagiadas estão com aumento inflacionado acima de 22%. Ao mesmo tempo, é de conhecimento que Governo Estadual está praticando uma política de diálogo com as concessionárias. “Queremos promover uma articulação com diversos segmentos da sociedade, entre eles o CREA-PR, de forma a definir uma estratégia comum para pedir uma revisão ampla e transparente dos contratos”, finaliza Welter. De acordo com o Acórdão, o Governo tem até março de 2013 para efetuar esta revisão.
A reunião acontece no Plenário do CREA-PR, localizado na Rua Dr. Zamenhof, 35. Participam do evento o CREA-PR, OCEPAR (Organização das Cooperativas do Paraná), FIEP-PR (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), FECOMERCIO-PR (Federação do Comércio Paraná), ACP (Associação Comercial do Paraná), SENGE-PR (Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná), Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná), além de representantes da ALEP-PR, bem como ONG’s e movimentos sociais.
Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29