GERAL
CREA-PR e entidades debatem revisão dos contratos
Nesta quarta-feira, às 9h, o CREA-PR atua como mediador em seu Plenário em uma reunião que determinará o posicionamento de diversas entidades paranaenses a respeito da concessão das rodovias no Paraná, tendo como ponto de partida o Acórdão do Tribunal de Contas da União-TCU, que recomenda a revisão dos contratos.
Desde sua implantação, em 1997, os pedágios têm resultado em um forte impacto na economia do Estado, inviabilizando muitas vezes determinadas atividades em virtude dos altos valores aplicados aos fretes. “A agricultura é um setor bastante atingido pelo impacto do pedágio. Temos hoje um modelo que dificulta o desenvolvimento, uma vez que encarece a circulação dos produtos. O CREA-PR atuará nessa reunião como mediador, enfatizando a parte técnica da questão, que diz respeito à fiscalização dos contratos, a qualidade das obras e das rodovias”, diz o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, que coordenará o encontro, realizado em parceria com o deputado Elton Welter (PT).
“É fundamental que a cidadania paranaense se mobilize pela revisão desses contratos, uma vez que o custo do pedágio é lesivo ao desenvolvimento socioeconômico do Estado”, defende Welter.
Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), as tarifas pedagiadas estão com aumento inflacionado acima de 22%. Ao mesmo tempo, é de conhecimento que Governo Estadual está praticando uma política de diálogo com as concessionárias. “Queremos promover uma articulação com diversos segmentos da sociedade, entre eles o CREA-PR, de forma a definir uma estratégia comum para pedir uma revisão ampla e transparente dos contratos”, finaliza Welter. De acordo com o Acórdão, o Governo tem até março de 2013 para efetuar esta revisão.
A reunião acontece no Plenário do CREA-PR, localizado na Rua Dr. Zamenhof, 35. Participam do evento o CREA-PR, OCEPAR (Organização das Cooperativas do Paraná), FIEP-PR (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), FECOMERCIO-PR (Federação do Comércio Paraná), ACP (Associação Comercial do Paraná), SENGE-PR (Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná), Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná), além de representantes da ALEP-PR, bem como ONG’s e movimentos sociais.
Da Assessoria
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica