Atualmente, 263 municípios paranaenses são considerados infestados e 114 já tiveram casos confirmados. O relatório da Secretaria de Saúde inclui novos municípios na lista dos que enfrentaram epidemias de dengue. Cidades com registro histórico de poucos casos, como Francisco Beltrão, enfrentaram epidemias, com o maior número de casos, 444. Em seguida, vêm Toledo (97), Alto Piquiri (79) e Diamante do Norte (69). A situação também é preocupante em Jaguapitã e Boa Vista da Aparecida, devido à alta incidência de casos.
O risco da doença é considerado iminente durante todo o ano. A orientação da secretaria é que a população se mantenha alerta mesmo com a chegada do frio, período em que é registrada redução no número de casos. Com temperaturas mais baixas, o inseto se desenvolve de maneira mais lenta. Os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver até 450 dias.
A secretaria informa que vai aproveitar o período de maio a julho para planejar as atividades e qualificar profissionais para o controle do mosquito transmissor da doença e a assistência às vítimas. As regionais de saúde devem elaborar um relatório sobre a situação de cada município que enfrentou epidemia ou surto de dengue neste ano. O documento será apresentado ao comitê gestor e ao controle social, servindo como base para melhorar a qualidade dos planos de contingência municipais e estadual.
Da Agência Brasil
GERAL
Casos de dengue no Paraná caem 94% de agosto de 2011 a abril deste ano
O número de casos de dengue no Paraná caiu 94% no período de agosto de 2011 a abril deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram notificados 56.440 casos. Desse total, 25.372 foram confirmados como autóctones – em que a infecção ocorreu dentro do estado. De acordo com os últimos dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram notificados 19.093 casos, confirmados 1.361, dos quais 1.219 autóctones e 142 importados. Nesse período, não houve nenhuma morte pela doença no Paraná.
Mais lidas
- 1Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 2Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 3Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 4Paraná recebe 332 mil vacinas contra a gripe para início da campanha no próximo sábado
- 5Educação que transforma: Faculdade Donaduzzi conquista selo nacional inédito no Oeste do Paraná
Últimas notícias
- 1Mapa do Turismo no Campo é lançado com 13 atrativos rurais em Toledo
- 2Safra de verão da soja caminha para o fim com 82% já colhida no Paraná
- 3Escola de Pais aborda alimentação saudável em evento aberto à comunidade escolar
- 4Atendimento odontológico do Jardim Pancera será realizado na Vila Industrial durante etapa final de obra
- 5GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária



