Uma extensa programação espera os participantes provenientes de mais de 35 países dos cinco continentes. Entre as 80 atividades previstas está um debate sobre a mobilidade universitária e os programas governamentais de bolsas que contará com a participação de Jorge Guimarães, presidente da Capes. Ele será acompanhado de panelistas dos Estados Unidos, Canadá, México, China e Europa. O tema é dos mais interessantes, pois o Brasil lançou há poucos meses o programa Ciências sem Fronteiras, oferecendo milhares de bolsas aos estudantes brasileiros.
Uma segunda palestra será sobre a inovação no ensino superior a ser ministrada pelo Dr. Alvaro Toubes Prata, secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Além disso, o CAEI Brasil 2012 apresenta 20 workshops e mais de 55 sessões paralelas, por um total de 180 conferencistas de alto nível.
O CAEI Brasil 2012 é organizado juntamente pela Organização Universitária Interamericana (OUI), o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), a Associação de Assessorias de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para Assuntos Internacionais (FAUBAI), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Asociación Mexicana para la Educación Internacional (AMPEI); em parceria com o Canadian Bureau for International Education (CBIE) e o Consortium for North American Higher Education Collaboration (CONAHEC), duas organizações que, juntamente com a OUI, estão na origem desta iniciativa para as Américas.
O Ministério de Relações exteriores e do Comércio Internacional do Canadá (MAECI) apoia a OUI no seu papel de Secretaria Executiva desta 2ª edição do CAEI. Grande apoio é também oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Representantes da Unioeste vão ao Congresso das Américas
Representantes da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) participam esta semana do Congresso das Américas sobre Educação Internacional, no Rio de Janeiro. O evento que prossegue até dia 28 de abril quando serão discutidas questões que vão desde a internacionalização a inovação no ensino superior. Durante três dias, mais de 500 autoridades universitárias, representantes governamentais e atores do setor privado se reunirão para também tratar das últimas tendências e das melhores práticas em internacionalização, assim como da continuação dos esforços interamericanos visando à construção de um espaço comum de ensino superior.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025