Para fazer o alistamento é necessário levar a certidão de nascimento original e cópia; cédula de identidade ou equivalente; CPF; uma foto 3x4 (recente e sem adereços) e comprovante de residência.
Conforme o secretário da Junta Militar, Marcelo de Amorim Oliveira, o jovem que não se apresentar estará em débito com o Serviço Militar e será considerado “fora do prazo”. “Isto pode trazer-lhe conseqüências desagradáveis, pois não poderá prestar concurso público, tirar alguns documentos, ser matriculado em universidade e até o registro em alguns empregos. Importante também não deixar para se apresentar na última hora, pois pode faltar algum documento e ele poderá perder o prazo de alistamento”, alerta Oliveira.
Após o alistamento
Após a apresentação, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e informações sobre a data de apresentação para a Seleção Geral nos Quartéis ou nos tiros-de-guerra. Durante a Seleção Geral, entre os meses de julho e outubro do mesmo ano, o jovem será submetido à avaliação física e psicológica. Os considerados aptos na Seleção Geral são selecionados por uma comissão especial do Exército e por um programa de computador para serem incorporados em uma Organização Militar, fase chamada distribuição. Os inaptos serão dispensados e encaminhados à Junta de Serviço Militar (JSM), para requererem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). (fonte: site do Exército Brasileiro).
Da Assessoria – Assis Chateaubriand
GERAL
Sexta-feira é o último dia de alistamento ao serviço militar para jovens de 94
Os jovens do sexo masculino nascidos no ano de 1994 devem comparecer à Junta Militar para o alistamento ao Exército Brasileiro. A apresentação é obrigatória, conforme lei que regulamenta o ato. O prazo para se iniciou no dia 02 de vence nesta sexta-feira (27). O prazo estipulado anteriormente era para expirar no dia 30, porém foi antecipado, em virtude desse dia, próxima segunda-feira, ser Ponto Facultativo.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025