Gestantes, crianças de seis meses a 2 anos e adultos maiores de 60 anos devem receber a vacina contra gripe até o dia 25 de maio. Também serão vacinados indígenas, população prisional e trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento para a influenza. A 14.ª Campanha de Vacinação contra as Influenzas vai proteger contra os três tipos de vírus mais circulantes no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) sazonal e influenza B. “A vacina reduz a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
CRIANÇAS
As crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacinação deverão receber a vacina em duas doses (a segunda 30 dias após a primeira). Já as que receberam as doses na campanha passada e os demais grupos serão imunizados com apenas uma dose. “O inverno está chegando e é importante que as crianças já estejam protegidas. Um simples resfriado não é motivo para a vacinação ser adiada”, explica Ivana Kaminski, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.
A aplicação só deve ser adiada se a criança apresentar febre acima de 38º ou se o médico o recomendar. A imunização só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.
MEDICAMENTO
Desde 2011, a Secretaria da Saúde faz um acompanhamento das síndromes respiratórias e disponibiliza o medicamento oseltamivir para todos os casos em que é recomendado.
Recomendações para prevenção de infecções respiratórias:
• Higienize as mãos frequentemente, utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;
• Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;
• Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);
• Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;
• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;
• Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;
• Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;
• Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;
• Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;
• Adote uma rotina frequente de limpeza do ambiente em que vive.
Da AE Notícias
SAÚDE
Paraná espera vacinar 1,3 milhão de pessoas contra três tipos de gripe
O Governo do Paraná espera vacinar 1,3 milhão de pessoas contra gripe, na campanha nacional que começa dia 5 de maio. Esse número corresponde a 80% dos 1,6 milhão de paranaenses que estão mais sujeitos a contrair a doença. No Estado mais de 2 mil unidades de saúde terão a vacina à disposição. Os horários de atendimento e a instalação de postos volantes serão definidos pelos municípios.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados




