1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Garantir qualidade e acesso a saúde são metas da nova gestão do CMS de Toledo

“A população deve ser beneficiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não mais uma vítima”, está foi a afirmação da nova presidente do Conselho Municipal de Saúde – Toledo (CMS), Jaqueline Fernanda Machado. A eleição da mesa diretiva do conselho 2012/2013 foi realizada na noite de terça-feira (24), durante a reunião ordinária do CMS. O resultado da votação foi 6 a 11 para Jaqueline. Outras metas desta gestão é garantir qualidade e acesso à saúde dos Munícipes. Além de ampliar a participação da população nas reuniões do Conselho.

25/04/2012 - 16:46


Neste mês, a nova presidente do Conselho Municipal de Saúde – Toledo (CMS), Jaqueline Fernanda Machado, está se inteirando e buscando mais conhecimento sobre as Normas e as Leis que regem a saúde. “Também estou procurando pontuar quais são os principais desafios na saúde em Toledo. Esta gestão tem como metas garantir a qualidade e o acesso à saúde a todos os Munícipes. A população deve ser beneficiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não mais uma vítima”.

Nos próximos dias, Jaqueline vai procurar conhecer todos os processos que estão em execução nesta área para que sejam desenvolvidas novas políticas públicas. “Em Toledo percebo que há uma grande carência na saúde em vários aspectos, desde a saúde básica até no atendimento de especialidades, entre outros”.

A nova presidente destacou que é primordial a execução de ações que tratem a prevenção em Toledo. “Parece-me que as ações de prevenção sempre estão em segundo lugar. Está em desenvolvimento, mas ainda está muito lento em fase inicial. Percebo que os investimentos são direcionados em ações de tratamento e menos em prevenção”.

Jaqueline ainda comentou que os novos membros terão como meta buscar ações que fortaleçam o atendimento da saúde nos bairros e em pronto-atendimento. Outra meta desta gestão é ampliar a participação das entidades e da sociedade em geral. Em uma das entrevistas a Casa de Notícias, o ex-presidente do Conselho Melonari, disse que a sua gestão falhou no sentido de buscar a sociedade e esclarecer a ela a importância e o funcionamento do Conselho. “Espero que os próximos conselheiros trabalhem esta questão. Ser conselheiro é uma luta diária e ninguém é remunerado. Somente faz isso quem gosta da atuação dentro da fiscalização social”.

E, por fim, Jaqueline relatou que o Conselho vai continuar fiscalizando todas as atividades desenvolvidas em Toledo. 

Sem nome %281144 x 250 px%29