Os profissionais selecionados no Provab que ainda não foram contratados, além de participar da especialização, poderão receber bolsa no valor de R$ 2.384,82. Só tem direito à bolsa aqueles que não têm vínculo empregatício com a atenção básica e não estão inseridos no quadro das equipes já atuantes no município.
O Curso, ministrado na modalidade EAD (Ensino a Distância), terá a duração de 12 meses - no período de 15 de junho de 2012 a 30 de junho de 2013. As atividades em serviço terão início em 15 de junho e, as atividades acadêmicas, em 1º de julho. A especialização contará com tutoria a distância definida por instituições de ensino superior integrantes do sistema UNASUS.
INSCRIÇÕES
O profissional selecionado pelo Provab deve se inscrever no período de 16 a 23 de maio, por meio da Plataforma Arouca acessando o site: http://www.unasus.gov.br. As vagas serão distribuídas entre as instituições de ensino superior, definidas para oferecer o curso de especialização e que compõem o sistema UNASUS.
Para cada unidade da federação haverá uma universidade do sistema UNASUS responsável pela oferta de vagas. O profissional de saúde terá acesso aos editais específicos para o curso de especialização das instituições de ensino superior vinculadas ao sistema UNASUS assim que registrar seu interesse.
Para ganhar a bolsa, o profissional terá que cumprir, semanalmente, oito horas em atividades acadêmicas e 32 horas em atividades nas Unidades Básicas de Saúde e na gestão da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), no município. Os participantes serão supervisionados mensalmente por especialistas das instituições de ensino superior, hospitais de ensino e de programas de residência.
A bolsa, na modalidade trabalhador-estudante, será concedida pelo prazo improrrogável de 12 meses, contados a partir da data da matrícula no curso de especialização. Os critérios de avaliação dos participantes e as sanções previstas para o caso de rompimento do acordo entre profissionais, municípios e instituições de ensino serão definidos pela Comissão Gestora do programa. O não cumprimento das exigências estabelecidas implicará em suspensão do benefício.
Um novo termo de compromisso entre o Ministério da Saúde e o município será firmado para recepção do trabalhador-estudante bolsista. O acompanhamento das atividades que serão desenvolvidas por este profissional. No caso de o município não demonstrar interesse pelo profissional selecionado, a Comissão Gestora do Provab proporá remanejamento para outro município participante do programa. Não havendo preenchimento das vagas por parte dos municípios participantes do Provab, outros municípios não participantes terá a possibilidade de contar com este profissional. Essa definição será feita através de edital específico.
TRABALHADOR-ESTUDANTE
A Portaria 754, de 18 de abril de 2012, define o trabalhador-estudante como o profissional de saúde com diploma de nível superior (realizando curso de especialização, mestrado profissional e programa de residência) e os profissionais de nível médio, matriculados em curso de especialização de nível técnico vinculado a determinada habilitação profissional.
PROVAB
O Provab foi criado pelo Ministério da Saúde para incentivarmédicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas a atuarem na Atenção Básica nosmunicípios com carência de profissionais em áreas de extrema pobrezae periferias das regiões metropolitanas.
Da Assessoria
SAÚDE
Profissionais do Provab terão curso de especialização
Os profissionais selecionados para o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) serão contemplados com um Curso de Especialização com foco na Atenção Básica, conforme edital divulgado nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU). O Curso, ministrado na modalidade EAD (Ensino à Distância), terá a duração de um ano. Os inscritos serão direcionados para a instituição que atenderá ao município para o qualo profissional foi selecionado pelo programa no Edital Nº 6/GM/MS, de 28 de fevereiro de 2012.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica