Img 3650

GERAL

Inaugurada estátua do escritor Jorge Amado

O Parque Ecológico Diva Paim Barth ganhou uma nova atração, a estátua em bronze do famoso escritor baiano Jorge Amado. A ideia de colocar estátuas de grandes nomes da literatura brasileira em diversos pontos turísticos do município tem como objetivo um resgate cultural e atrair turistas para a região. Na construção do monumento histórico foram investidos aproximadamente R$ 9 mil em recursos municipais.

21/12/2010 - 16:06


O grupo de Teatro da professora Meire, da Secretaria da Cultura, representou a peça “Gabriela, Cravo e Canela”, escrita por Jorge Amado, como forma de homenagear o escritor. Depois foram apresentadas canções natalinas dentro do projeto Cantatas Natalinas, que está sendo realizado em Toledo, com apresentações em diversos locais da cidade.

Em breve estará disponível no site do município um link no qual a comunidade terá a oportunidade de enviar ideias para a Secretaria da Cultura de personalidades que marcaram história na cultura brasileira para a instalação no município. Com a estátua de Jorge Amado já são duas no município. A outra está na praça Willy Barth, em frente à Biblioteca Pública Municipal, e é do renomado escritor Monteiro Lobato, autor de clássicos da literatura infantil. A meta é instalar mais estátuas em pontos estratégicos do município.

 

Jorge Amado

Nascido em Itabuna no dia 10 de agosto de 1912, Jorge Amado é considerado um dos mais famosos escritores brasileiros de todos os tempos. Diversas de suas obras foram adaptadas para a televisão brasileira, cinema e peças de teatro. Alguns sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela Cravo e Canela e Dona Flor e Seus Dois Maridos, entre outras marcaram história tanto na literatura quanto na dramaturgia brasileira. O escritor faleceu no dia 6 de agosto de 2001 em Salvador e deixou uma vasta literatura.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29