Conforme o professor da Funiversitária, que coordenou os estudos, Camilo F. Mendoza Morejon, o estudo foi compreendido em capítulos que trabalham com as contextualizações, metodologias, diagnósticos e apresentações do potencial econômico dos resíduos. Na sequência conta com as diretrizes e ações relacionados aos resíduos, a partir da coleta, transporte e destinação. “Para que o sistema funcione está sendo proposto um núcleo de gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente. O projeto foi dividido em dois fatores de volumes dos resíduos: pequenos e grandes geradores” acrescentou Morejon.
Segundo o engenheiro civil da Secretaria do Meio Ambiente de Toledo, Flávio Augusto Scherer, será de responsabilidade do município atender e oferecer suporte para os pequenos geradores de resíduos. “O pequeno gerador é aquele que produz um volume de até 2 metros cúbicos. A proposta é a instalação de ecopontos pela cidade para a destinação dos resíduos da construção, separados por componentes. Depois de separados serão encaminhamos ao núcleo para a destinação final” acrescenta, Scherer.
Para os grandes geradores de resíduos, a responsabilidade cabe a eles. Quando forem começar uma obra, precisarão apresentar um projeto de gerenciamento do resíduo, juntamente com a documentação necessária para liberação do alvará da obra.
O projeto do Plano Municipal Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil será encaminhado para a Câmara de Vereadores. “A proposta foi aceita pela comunidade e estaremos encaminhando esse projeto como um instrumento legal, para os vereadores realizarem a votação”, afirma o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Projeto de Gerenciamento de Resíduos busca alternativa para destino de material
O Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil visa encontrar uma alternativa para dar um destino correto a este tipo de material. O projeto foi realizado através de uma parceria com a prefeitura de Toledo e a Fundação Universitária de Toledo (Funiversitária), que realizou com alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), um estudo aprofundado dos resíduos da construção civil, desde a criação do município em 1950 até 2010.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025