1144x150 %284%29

GERAL

Verão começa hoje sob o efeito do La Nina

O verão começa oficialmente nesta noite, às 21h38, com características bem diferentes dos últimos anos. Desconsiderando o calor dos últimos dias, as massas de ar frio que atingiram toda região Sul do país no mês de dezembro trouxeram uma cara de inverno para muitas cidades paranaenses.

21/12/2010 - 16:24


A estação que tem como prerrogativa ser a mais quente do ano começa com muita chuva na região Oeste. Com exceção desta quarta-feira (22) quando as precipitações devem ser leves e moderadas, há previsão de temporais isolados e chuvas fortes de hoje até sábado de Natal.

O verão encerra na noite de 20 de março e as previsões do Instituto Tecnológico Simepar apontam como a estação deve ser. Segundo o Instituto, desde o início do segundo semestre de 2010 tem-se observado um processo de resfriamento anômalo na região equatorial do Oceano Pacífico. Esta situação prosseguiu durante as estações do inverno e primavera deste ano, onde é apresentada a evolução dos valores de anomalias de temperatura da superfície do mar (ATSM) durante o ano de 2010. A partir disso, desde a primavera observa-se a influência do fenômeno La Niña no regime climático global. Seus efeitos na América do Sul, onde destacam-se a rápida passagem de frentes frias pelo Sul do Brasil, o que implica em pancadas de chuva irregulares na distribuição espacial e com curta duração.

No Paraná o regime das chuvas ao longo do trimestre janeiro-fevereiro-março de 2011 estará próximo da normal climatológica. Contudo, as pancadas de chuva ocorrerão de forma bastante irregular, tanto no tempo (eventos de curta duração) quanto na distribuição espacial (eventos em pontos isolados). Com isso, no decorrer da estação do verão de 2011 deverá ser observada condição de estiagem (ausência de chuva por um período grande de dias) em diversos pontos do estado. Não se descarta a ocorrência de chuvas fortes (em alguns casos com potencial para ocasionar alagamentos), acompanhadas de incidência de raios e rajadas de vento fortes;

A tendência das temperaturas para o trimestre janeiro-fevereiro-março de 2011 é de que as mesmas fiquem acima da média histórica, o que favorecerá o desenvolvimento de áreas de instabilidade em pontos isolados do estado do Paraná e que possuem como característica a rápida atuação.

Sem nome %281144 x 250 px%29