Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Registrado primeiro caso de ferrugem da soja em Toledo

Foi identificado em Toledo há aproximadamente 10 dias o primeiro caso de ferrugem da soja, também conhecida como ferrugem asiática. O fungo que ataca principalmente as folhas e afeta em cheio o desenvolvimento e a produtividade de oleaginosa se não for controlado com aplicação de fungicidas, estava na fase inicial e foi caracterizado graças ao monitoramento da lavoura.

22/12/2010 - 09:09


A plantação localizada numa propriedade entre Toledo e Cascavel já está sendo tratada e segundo o engenheiro agrônomo da Coamo Agroindustrial Cooperativa de Toledo, Vagner Custódio, os sinais de ferrugem, muitas vezes imperceptíveis a olho nu, foram identificados pela própria Coamo, graças a uma lupa de alta precisão que facilita a detectaçrão, agiliza a prevenção, coibindo assim a proliferação da doença e o contágio de outras lavouras.A doença pode ser facilmente levada de uma plantação a outro pelos ventos.
O agrônomo lembra que este é um dos períodos mais noviços para o aparecimento da ferrugem, principalmente porque as lavouras estão em fase de floração, entre 80 e 90% delas, conciliado ao clima propicio como temperaturas mais amenas à noite, excesso de calor durante o dia e chuvas ocasionais. “Temos apenas este caso até agora, mas certamente teremos outros em pouco tempo. Hoje o produtor está mais consciente, monitora mais, faz aplicações preventivas e a ferrugem já não causa mais tantos danos, mas é preciso ficar sempre atento”, alerta o profisisonal.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29