Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Irtecâmbio de material genética auxilia em pesquisas

Neste mês, os pesquisadores doutores Fábio Pedron e Altevir Signor do Grupo de Estudo de Manejo na Aquicultura (GEMAq), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, visitaram a Usina Hidrelétrica de Segredo. A visita teve como objetivo estreitar os laços institucionais com a estação da Copel, possibilitando o intercâmbio de material genético para pesquisas com as espécies nativas da bacia do rio Iguaçu e dentre estas o Surubim do Iguaçu.

22/12/2010 - 13:36


O pesquisador Dr. Altevir Signor disse que aproveitou a oportunidade para falar dos trabalhos realizados pelo grupo e propor a realização de pesquisas em parceria com a Copel. “Inúmeras são as atividades desenvolvidas por pesquisadores do GEMAq que abrangem as regiões do entorno das hidrelétricas do rio Iguaçu contribuindo para o desenvolvimento sustentável de várias atividades produtivas, envolvendo direta ou indiretamente a cadeia produtiva do pescado. Desta forma, temos o interesse em realizar trabalhos naquela região, onde a Copel tem grandes hidrelétricas com potencial para aquicultura e, que a partir do momento que tiverem o interesse em elaborar projetos em parceria estaremos a disposição para contribui técnica e cientificamente”.

Estação

Segundo Signor, a estação é resultado de um investimento pesado por parte da Copel para dar condições e subsídios para os profissionais realizarem bons trabalhos possibilitando a manutenção dos estoques pesqueiros de espécies nativas. A empresa contratou profissionais de várias áreas como: engenheiros de pesca, biólogos, agrônomos e zootecnistas, entre outros, para desenvolver a atividade aquícola junto à empresa.

Sem nome %281144 x 250 px%29