Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Linha Floriano terá sistema de abastecimento rural

A comunidade de Linha Floriano, no interior do município de Toledo, será abastecida com sistema de saneamento rural. Na semana passada foi perfurado o poço artesiano. Com 200 metros de profundidade, o poço oferece uma vazão considerada excelente, de 20 metros cúbicos por hora. O projeto vai atender inicialmente um grupo de 40 famílias, que receberão água tratada em suas casas. O trabalho continua agora com a compra dos materiais necessários para a construção da casa de máquinas, conjunto de motobomba, tubulação e ampliação da rede de energia elétrica, que deve ser trifásica.

02/05/2012 - 14:13


Nos próximos dias, explica o engenheiro Flávio Scherer, que coordena o programa de saneamento rural, será iniciada a abertura das valetas para a canalização da água. O trabalho envolve também uma parceria com os moradores, que participam com a mão-de-obra para a construção da casa de máquinas e compra de alguns materiais. A comunidade também se organiza em uma associação, através da qual são administrados os serviços.

“O município participa dos investimentos, que depois são repassados à comunidade. Caberá a ela a administração do serviço, definindo uma taxa que cobrirá as despesas dos serviços executados e manutenção do sistema”, explica ele. Cerca de 80 por cento das comunidades do interior em condições de receber o programa de saneamento rural já foram contempladas.

Em Linha Floriano, o trabalho está sendo feito com recursos municipais, em parceria com os moradores. A previsão, segundo ele, é de que em 4 meses todo o processo seja concluído. Conforme o engenheiro, o sistema de saneamento rural traz enormes benefícios para o produtor rural e tem reforçado a sua importância principalmente nos períodos de seca. Enquanto algumas regiões tiveram dificuldades de abastecimento na estiagem, os produtores contemplados com o sistema de saneamento rural não foram atingidos no período.

O sistema contempla apenas o abastecimento humano. Para animais, somente é feito em casos emergenciais e desde que com a aprovação prévia do grupo. Em Linha Floriano foram aplicados R$ 16.450,00 para a perfuração do poço artesiano.


Da Assessoria

  

Sem nome %281144 x 250 px%29