As doze alunas que se apresentaram em Toledo fazem parte do projeto “Varal de Poesia”, que é desenvolvido no colégio em horário contraturno. “Nessa turma ninguém passa de ano se não decorar uma poesia”, brinca a professora de Língua Portuguesa Denise Ribeiro de Souza Herpich, que coordena a atividade. “A poesia de cordel tem um ritmo que faz com que os alunos tomem gosto pela declamação”, comenta. Participam do projeto, alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Ana Caroline Roier participa do projeto Varal de Poesia a seis anos. De verso afiado na ponta da língua, ela interpretou um valente cantador em um desafio de rimas. “Eu adoro tudo, as apresentações, o teatro, as poesias, porque é uma forma de ensinar brincando sobre a cultura das diversas regiões do Brasil”, afirmou a aluna do 2º ano do Ensino Médio, que adora ler, “Quando a gente gosta de ler acaba tendo mais facilidade para decorar as poesias, mas é a dedicação que conta”, conclui.
Na abertura do evento, as alunas de Entre Rios apresentaram desafios, repentes e cestilhas, e também declamaram o poema Infância, de Helena Kolody, em homenagem ao centenário de nascimento da poetisa paranaense.
A 1º Semana Acadêmica do Curso de Letras com Habilitação em Libras da Fasul segue até o dia 04 de maio, e tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos e a comunidade externa, momentos de reflexão e interação com múltiplas ideias. O cronograma do evento prevê palestras e oficinas nas áreas de literatura, educação especial, e lingüística, além de apresentações culturais e artísticas.
Da Assessoria
Alunas de Entre Rios do Oeste abrem Semana Acadêmica da Fasul
As alunas do Colégio Estadual Prof. Ildo José Fritzen, de Entre Rios do Oeste, participaram da abertura da 1ª Semana Acadêmica do Curso de Letras com Habilitação em Libras, da Faculdade Sul Brasil – Fasul. Elas declamaram poesias, envolvendo o público com a dinâmica e animada literatura de cordel. Vestidas a caráter, incorporaram personagens do sertão, desde a inocente donzela que teve o primeiro beijo roubado ao “arretado cabra da peste” Zé Mulato.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025