1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Sebrae/PR eleva produtividade da indústria têxtil, no noroeste do PR

O Sebrae/PR, por meio do Projeto Polo do Vestuário no Noroeste do Paraná, do Projeto Agentes Locais de Inovação e do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário de Cianorte e Maringá, oferece às micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção de Nova Esperança e de Japurá a capacitação “Gestão e Técnicas de Produção Têxtil e Confecção” e clínicas tecnológicas. As atividades serão realizadas nos próximos dias 11 e 18, respectivamente.

03/05/2012 - 11:46


A iniciativa faz parte de um ciclo de palestras, iniciado em 2011 no noroeste do Paraná, e que já percorreu os municípios de Maringá, Umuarama, Altônia e Paranavaí. Este ano, o trabalho será encerrado em Nova Esperança e Japurá com o apoio da Prefeitura de Nova Esperança, Associação Comercial e Empresarial de Nova Esperança (ACINE), Prefeitura de Japurá, Associação Comercial e Industrial de Japurá (ACIJA), Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá e Região (Sindvest), e Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte (Sinveste).
O consultor do Sebrae/PR, Élvio Saito, explica que a capacitação objetiva conscientizar empresários e colaboradores sobre a importância de implementar procedimentos adequados, indicadores de produção e controles que auxiliem a gestão de produção. “Queremos fomentar a cultura da inovação e o fortalecimento do setor para que as empresas e produtos ganhem mais competitividade e alcancem novos mercados”, afirma Élvio Saito.
O consultor do Sebrae/PR acrescenta que, na programação, também está prevista a realização das clínicas tecnológicas, que consistem em consultorias especializadas para empresários ou gestores de produção. Na oportunidade, os participantes poderão sanar dúvidas e receber orientações sobre como melhorar o controle de produção a partir de indicadores de gerenciamento de dados da empresa.
A instrutora, tanto da clínica tecnológica quanto da capacitação, será a economista Margarete Campos Vieira. Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Consultoria e Instrutoria, ela também é pós-graduada em Engenharia de Produção e atua no setor de confecção há mais de dez anos, em setores de engenharia de produtos, processo e PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção).
Segundo Margarete Vieira, a capacitação foca o planejamento e a gestão do negócio por meio de técnicas inovadoras que podem ser aplicadas em qualquer área de atuação do segmento do vestuário. Para tanto, serão abordados assuntos como: planejamento da produção; balanceamento de cargas sobre máquinas e sistemas; elementos básicos da gestão da qualidade; organização de sistema de controle de qualidade; layout; método e organização dos postos de trabalho.
Margarete Vieira acrescenta ainda que, durante o treinamento, os participantes poderão dimensionar o porte da empresa a partir de análises que relacionam previsão de demanda e capacidade produtiva. Além disso, os empresários saberão administrar os recursos produtivos, aplicar os princípios de gestão de qualidade e organizar com eficiência os processos de trabalho.
A partir desses conhecimentos, Élvio Saito afirma que a expectativa é de que os empresários passem a administrar melhor os prazos de entrega, diminuam custos e desperdícios, acompanhem passo a passo o fluxo produtivo e observem se a empresa precisa de investimentos em capacitação de colaboradores, de mais equipamentos ou de recursos humanos.
“A competitividade está cada vez mais acirrada. Esperamos auxiliar os empresários e gestores a tomarem decisões mais assertivas a fim de que as empresas se desenvolvam de modo eficaz e estratégico. Além disso, com a implantação de indicadores de gerenciamento, será possível acompanhar e monitorar o desenvolvimento dessas empresas, gerando conhecimento científico”, enfatiza Élvio Saito.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29