1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Observatório Social de Cascavel prorroga prazo para adesão a campanha

Eleitores do município, favoráveis a limitação de 15 vereadores e gastos de 3% para a Câmara, terão até o próximo dia 15 para aderir a campanha; até o momento 4,2 mil assinaturas foram validadas pela entidade. Reunião na noite de quarta-feira, dia 2, conduzida por integrantes do Observatório Social de Cascavel (OSC), teve como pauta principal a Minuta de Iniciativa Popular para diminuição do percentual de gastos na Câmara e para que permaneça em 15 o número de vereadores em Cascavel. A campanha, que visava a adesão de dez mil eleitores da cidade até a última segunda-feira, dia 30, teve prazo prorrogado para 15 de maio.

03/05/2012 - 13:58


“Até o momento contabilizamos 4,2 mil votos válidos. Recebemos mais adesões, porém, não foram validadas por conta do número incorreto do título de eleitor ou nome da mãe. Estamos conferindo um a um e, esses, são requisitos indispensáveis. Pedimos para que o eleitor de Cascavel, que esteja de acordo com a redução dos gastos da Câmara para 3% e do número de vereadores, de 21 para 15, nas próximas eleições, vote e faça ouvir sua voz de cidadão”, explica Eron Schirmer, presidente do OSC.
Além da redução de cadeiras no legislativo, a Minuta prevê que os gastos na Câmara de Vereadores de Cascavel não ultrapassem 3% do orçamento municipal. “Um vereador custa, por mês, quase R$ 54 mil. São 22 funcionários concursados e mais 140 comissionados, 97% dos gastos da Câmara em Cascavel são com despesas de pessoal. Com o aumento do número de vereadores, essa folha de pagamento também deve aumentar. Queremos que a população conheça os dados e decida o que vai ser melhor para a cidade”, contextualiza o presidente do Observatório.
Com o prolongamento do prazo de adesão à Minuta, o OSC continua recebendo assinaturas por meio do preenchimento de listas manuscritas e votos online no site da campanha (vote.observatoriocascavel.com.br). “É importante que, antes de aderir à campanha, o eleitor tenha em mãos ou o título de eleitor ou o documento de identidade (RG), no qual consta o nome completo da mãe. Assim, mesmo quem não carrega consigo os dados do título pode votar”, assinala.

Apoio
Entidades fundadoras e apoiadoras do Observatório Social de Cascavel também ajudarão a divulgar a campanha até o próximo dia 15. A Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) e a Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (AMIC), por exemplo, comprometeram-se, durante a reunião, a retransmitir via e-mail as informações de adesão à campanha para os associados.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Cascavel, continuará recolhendo assinaturas manuscritas e, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cascavel, vai auxiliar a campanha durante a Feira do Comércio de Cascavel (Fecom), que acontece a partir desta quinta-feira, de 3 e segue até domingo, dia 6. “A CDL nos cedeu um estande e, com a ajuda de voluntários, estaremos com quatro computadores conectados ao site da campanha para que os visitantes da feira possam se manifestar durante o evento”, afirma Alexandre da Fonseca Galo, do OSC.
Esse será o último prazo em que será possível recorrer a minuta popular para tentar reestabelecer o número de 15 vereadores para Cascavel e gastos de até 3% do orçamento municipal. “Após essa data, seria inviável outra prorrogação, visto que, a minuta precisa ser validada e protocolada antes da convenção dos partidos, no início de junho”, esclarece Eron Schirmer.

Sobre o OBS
O Observatório Social de Cascavel (OBS) é uma instituição sem fins lucrativos, criada para atuar como organismo de apoio à comunidade no que diz respeito ao exercício da cidadania fiscal e ao controle da qualidade da aplicação dos recursos públicos no município. Filiada à Rede da Cidadania Fiscal e ao Observatório Social do Brasil (OSB), o Observatório Social de Cascavel norteia-se mediante regulamento nacional e estatuto local e é amparada por mantenedores. O desenvolvimento de suas ações conta com a participação majoritária de voluntários que têm interesse na conquista da justiça social, sejam eles empresários, profissionais, professores, estudantes, aposentados e cidadãos em geral, desde que, sem filiação partidária. O Estatuto de constituição do OSC foi assinado em 12 de novembro de 2008 por representantes de 25 entidades. São objetivos do OSC: contribuir para que haja maior transparência na gestão dos recursos públicos, estimular a participação da sociedade civil organizada no processo de avaliação da gestão dos recursos públicos, realizar e divulgar estudos relativos a atividades governamentais e empresarias de interesse da comunidade, dentre outros.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29