“O momento em que o critério atual da poupança foi criado, a inflação no Brasil estava em outro patamar, a taxa de juros estava em outro patamar, eram muito mais altos. Dentro de uma nova realidade brasileira, temos que quebrar paradigmas. Entendo que o governo querer mudar ou reestudar os rendimentos da poupança é uma medida correta”, avaliou. Skaf está no Palácio do Planalto para participar de uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff e grandes empresários.
O governo deve anunciar a redução da remuneração da poupança para continuar a baixar os juros sem que os grandes investidores se sintam estimulados a migrar para a caderneta de poupança e deixem de comprar títulos públicos que são usados para financiar o governo. Para isso, deve ser emitida uma medida provisória que prevê que quando a taxa básica juros (Selic) estiver abaixo de 8,5% ao ano a remuneração da poupança será alterada. Hoje a Selic está em 9% ao ano.
Da Agência Brasil
ECONOMIA
Presidente da Fiesp defende mudanças na remuneração da poupança
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, defendeu hoje (3) mudanças nas regras de remuneração da poupança que o governo deve anunciar ainda hoje. Segundo Skaf, os atuais critérios de remuneração das cadernetas de poupança – 6% ao ano mais a variação da Taxa Referencial (TR) – foram criados quando o Brasil tinha patamares muito altos de taxas de juros e de inflação, e precisam ser adequados à nova realidade econômica do país.
Mais lidas
- 1Cerca de 10 mil pessoas agitam o Parque Diva Paim Barth durante a Virada Cultural
- 2Depois da ponte
- 3Unioeste recebe Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável
- 4UBS de Toledo iniciam vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR)
- 5Circo da Magia comemora aniversário com espetáculo "Elora"
Últimas notícias
- 1Volume de chuva já passou de 100 mm em cidades do Oeste do Paraná nesta sexta-feira
- 273 anos de história e progresso: Toledo segue crescendo com sua gente
- 3Embaixada Solidária recebe o Prêmio Luiz Gama, um dos mais importantes reconhecimentos do Brasil em Direitos Humanos
- 4Projeto de urbanização do Jardim Coopagro é aprovado em audiência pública
- 5Simepar e Defesa Civil alertam para tempestades severas no Oeste e Noroeste nesta sexta



