Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Empreendedores de Toledo, no Oeste do PR, ganham espaço para orientação e formalização

Há dois anos, André Tiago Hoffmann Billig, morador de Toledo, no Oeste do Paraná, aprendia a fazer consertos em estruturas de metal no município. Há quatro meses, já trabalhava como colaborador em uma empresa do setor. Para garantir renda extra, no ofício que conhecia, o empreendedor passou a atender alguns clientes fora do expediente. Mas almejava ainda mais.

04/05/2012 - 07:09


Quando ficou sabendo que Toledo teria um local específico dentro da Prefeitura, para orientar sobre o Empreendedor Individual e fazer a formalização, André Tiago não teve dúvidas e foi checar o que era preciso para ser dono do próprio negócio.
“Eu já pensava em abrir minha firma, mas não sabia como fazer. Fiquei até surpreso com a agilidade do atendimento na Sala do Empreendedor. Tanto que já saí de lá com meu CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) em mãos. Foi na hora!”, destaca.
A inauguração da Sala do Empreendedor de Toledo aconteceu na semana passada e André Tiago foi o primeiro a formalizar-se no espaço, no último dia 30. “De agora em diante vai ser muito bom, pois vou poder emitir nota fiscal para meus clientes, participar das licitações da Prefeitura e, ainda, continuar com o benefício que eu tinha enquanto empregado, do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)”, relata o empreendedor.
De acordo com Fernanda de Oliveira Moreira, a agente de desenvolvimento local que atende na Sala do Empreendedor de Toledo, André Tiago foi o primeiro de muitos que virão a se formalizar no espaço. “Antes, na Prefeitura, tirávamos as dúvidas de quem queria se formalizar, mas acabávamos encaminhando para um contador. Agora, com um lugar específico e com a parceria de várias instituições, temos condições de atender o empreendedor do início ao fim. O serviço foi centralizado e o empreendedor não precisa ficar de lá para cá a fim de conseguir seu CNPJ”, garante.
O espaço, destinado a quem pretende se formalizar na categoria do Empreendedor Individual e receber orientações, funciona no primeiro andar do Paço Municipal, que fica na Rua Raimundo Leonardi, 1.586. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 11h45, e das 13h30 às 17 horas.

Evento
A inauguração da Sala do Empreendedor de Toledo reuniu cerca de 50 pessoas entre integrantes do Comitê Gestor Municipal e representantes de entidades ligadas ao empreendedorismo na cidade. A criação do local é uma das exigências do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Lei Geral da Micro e Pequena Empresa) e resultado do empenho de representantes das diversas instituições que formam o Comitê Gestor, mais entidades parceiras.
“As empresas de micro e pequeno porte são grandes geradoras de emprego e renda. Assim, têm papel fundamental no desenvolvimento das cidades. Ações, com base na Lei Geral, como a implantação da Sala do Empreendedor, beneficiam o empreendedorismo, ajudam a melhorar o ambiente de negócios e, em consequência, fomentam o desenvolvimento do município como um todo”, argumenta o gerente regional do Sebrae/PR no oeste do Estado, Orestes Hotz.
O Sebrae/PR,  por meio do Programa Cidade Empreendedora, orienta as entidades envolvidas com o Comitê Gestor a pensarem soluções específicas de desenvolvimento do município e que venham de encontro com os oito capítulos da Lei Geral, que dizem respeito à simplificação e desburocratização, acesso ao mercado, acesso ao crédito, tributação,  associativismo, educação empreendedora, acesso à justiça e à inovação. “A Sala do Empreendedor é uma das ações que podem ser geradas a partir da municipalização da legislação”, enfatiza Hotz.

Empreendedorismo
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus, a Sala do Empreendedor pretende ser referência de formalização para pessoas que trabalham por conta própria e possuam renda bruta anual de até R$ 60 mil, como cabeleireiros, doceiras, borracheiros, artesãos, encanadores, jardineiros, dentre outras mais de 400 atividades.
“A cidade já contabiliza quase 1,9 mil empreendedores formalizados na categoria, cadastrados no Portal do Empreendedor. Mas esse número significa, apenas, 30% do número estimado de informais atuando na cidade, que é de cerca de 6,5 mil, conforme pesquisa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). A Sala do Empreendedor vem para ser o local de apoio especial para esses trabalhadores”, indica Debus.

Parceiros
Integram o Comitê Gestor Municipal, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo; Secretaria da Fazenda; Secretaria da Saúde; Secretaria da Administração; Secretaria da Educação; Secretaria de Habitação e Urbanismo; Secretaria do Meio Ambiente; Secretaria de Assistência Social; Secretaria da Agropecuária e Abastecimento; e Secretaria do Planejamento Estratégico; o Sebrae/PR; o Sindicato do Comércio Varejista de Toledo; o Sindicato da Indústria de Reparação de veículos e Acessórios de Toledo (Sindirepa); o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo e região (Sincoeste); o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR); e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Além das instituições integrantes do Comitê, a Sala do Empreendedor de Toledo também conta com o apoio do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Da Assessoria

C%c3%b3pia de web banner 550x250px