Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Duas pesquisas serão realizadas para conhecer os destaques empresariais do ano em Toledo

O Prêmio Toledo Destaque Empresarial 2012 foi lançado nesta sexta-feira (04), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). Realizado pelo Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), em parceria com o curso de Administração do campus de Toledo da PUCPR, Acit e Prefeitura, o Prêmio Toledo visa homenagear as empresas mais lembradas e também fomentar o empreendedorismo e a competitividade no mercado. Em sua oitava edição, o Prêmio Toledo sempre buscou a credibilidade devido a seriedade das entidades envolvidas. O evento reuniu lideranças empresariais, políticas e comunitárias.

04/05/2012 - 10:39


Nesta edição, segundo o presidente do Cojem, Paulo Vitor Almeida, a principal novidade do Prêmio Toledo é a nova estrutura metodológica. Ele afirmou que a metodologia está ainda mais profissional neste ano. “O principal objetivo é fazer com que a pesquisa alcance o patamar desejado pelo comércio de Toledo. As mudanças são restritas a questões metodológicas. Exemplo: temos o anseio de realizar duas pesquisas e não só mais uma, como era realizada nos outros anos. Neste semestre iniciaremos o trabalho a campo. No próximo semestre realizaremos uma segunda pesquisa para conseguir quantificar quais são as marcas que estão realmente trabalhando o marketing, isto é, quais são as empresas lembradas o ano inteiro e não somente um período que ficava próximo a entrega do Prêmio”.
De acordo com Almeida, aproximadamente 500 questionários serão utilizados para a realização da primeira pesquisa deste ano. O objetivo é manter uma margem de erro. Na segunda etapa da pesquisa, a meta será reduzir esta margem. “A pesquisa será realizada em todos os bairros de Toledo e também nos distritos. Após a pesquisa em campo, os documentos serão lacrados. Ao final, o empresário – que tiver interesse - poderá conhecer os resultados sobre sua empresa. O empresário poderá saber quem é o seu público, onde mora, qual a sua faixa etária, como sua marca ficou conhecida, qual a mídia que apresentou melhor resultado entre outros dados”.
Consolidação
O presidente da Acit, Edésio Reichert, salientou que o Cojem busca traduzir os dados em informações para o setor do comércio. “O Prêmio Toledo resolveu um grande problema existente em anos anteriores no Município, ou seja, a venda de certificado informando que determinada empresa é a melhor do ano. Após a primeira edição do Prêmio, este tipo comercialização foi eliminado em Toledo. Há oito anos, o Prêmio está em constante avanço e, atualmente, o principal objetivo da pesquisa é auxilia os empresários na tomada de decisões devido às informações contidas nela”.
O professor Domingos Vida Costa, do Curso de Administração da PUCPR, explicou que a metodologia da pesquisa é desenvolvida pela Universidade, possui certificação e caráter científico. “A participação da PUC é sancionar as partes estatísticas da pesquisa. A metodologia utilizada é a Top of Mind. A novidade desta edição de realizar em dois momentos a pesquisa dará mais grau de confiabilidade aos resultados dos dados. A tabulação dos dados é realizada por acadêmicos com a supervisão de docentes e acompanhado por um fiscal do Cojem”.
Domingos enfatizou que a pesquisa não traz o resultado da melhor empresa, mas sim, da mais lembrada. “A PUC não audita a qualidade das empresas, mas as lembranças pela população”.
O Prêmio Toledo envolve ainda quatro premiações individuais. São os destaques: Empreendedor, Personalidade, Agronegócios e Iniciativa ambiental, apontados por instituições ligadas a cada segmento.
Neste ano, a entrega dos prêmios deve ser no dia 27 de outubro, o local ainda a ser definido.

Sem nome %281144 x 250 px%29