Entre os projetos iniciados no ano de 2012 estão o momento da leitura, realizado todas as segundas-feiras, nas primeiras aulas; a leitura compartilhada, que acontece normalmente, durante as aulas, com os alunos de classe, e a sacolinha da leitura, onde os alunos do Pré I e II podem levar livros para fazer leitura em casa, com os pais.
Segundo a diretora, esta foi a melhor forma, de acordo com as orientações do projeto e do Ministério da Educação, através do Além das Letras, que a escola encontrou para incentivar a leitura, para os pequenos.
“Essas ações funcionam como motivação e incentivo para a criança, na hora da leitura. Criar o hábito de levar os livrinhos para casa, uma leitura compartilhada com os pais e colegas, fazem com que eles aprendam, desde cedo, a importância da leitura”, explica Adriana, contando que hoje percebe que a criança perdeu um pouco do gosto pela leitura. “Esse métodos, sem dúvida, garantirão um processo de ensino de melhor qualidade”, afirma Adriana.
Para Brenda Figueiredo, aluna do quinto ano, além de melhorar a comunicação escrita e verbal, interpretação e a língua portuguesa, a leitura enriquece o conhecimento. Ela lembra que sempre gostou de ler, e parte desse incentivo veio de casa. “Meus pais sempre me incentivaram, explicando-me a importância da leitura, da dedicação e do cuidado com a língua portuguesa. Com isso, aprendi a gostar”, explica a estudante.
O objetivo do Além das Letras é incentivar a linguagem e a compreensão da leitura. Cada escola terá dois representantes, que participarão de uma capacitação, ao longo do ano, repassando posteriormente os conhecimentos aos demais professores. O curso de formação continuada é uma realização da Secretaria de Educação de Toledo em parceria com o instituto Avisa Lá, do Banco Santander.
Da Assessoria - Toledo
EDUCAÇÃO
Escola Jardim Concórdia dá continuidade ao Programa Além das Letras
A escola municipal Jardim Concórdia é uma das dez instituições da rede municipal de ensino de Toledo que estão participando do Programa Além das Letras. Há algumas semanas a escola iniciou as atividades do programa, referente ao ano letivo de 2012, com trabalhos que estavam sendo realizados desde o ano passado, segundo a diretora da escola, Adriana Cesaro. Algumas propostas, no entanto, foram implantas somente no cronograma deste ano.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
Últimas notícias
- 1Capacitação aborda prevenção de doenças para médicos e enfermeiros de Toledo
- 2“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida” está com inscrições abertas
- 3Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- 4ABETTOL inicia preparação para nova competição
- 5Brasil lamenta morte de seu maior instrumentista, Hermeto Pascoal