As atividades serão realizadas em cada instituição, em diferentes modalidades. Cada turma do quinto ano forma grupos de três a quatro alunos. Inicialmente as disputas acontecem entre os grupos da turma até ser escolhida a melhor equipe, que representará a escola nas etapas finais. Posteriormente, esta disputará com outras instituições de Toledo. A Maratona do Conhecimento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SMED).
As atividades na escola municipal Borges de Medeiros começaram cedo. Segundo a professora Ângela Maria Rippel, regente de uma das turmas do quinto ano da instituição, os alunos estão se preparando para a Maratona há alguns meses. “Já vínhamos trabalhando em sala de aula, promovendo o resgate das disciplinas das séries anteriores. Agora eles estão colocando em prática o que aprenderam em todo ensino fundamental”, destaca Ângela. “Essa valorização do estudo promove a busca pelo conhecimento, estimulando ainda mais o interesse da criança para educação. Os alunos gostam, estão preparados e são participativos. Isso é extremamente positivo para o aprendizado deles”, acrescenta a diretora da Borges de Medeiros, Nelci Nascimento dos Santos.
Nesta primeira fase os alunos tinham que responder questões de História, Geografia, Matemática e Ciências. No decorrer da Maratona eles terão atividades práticas e teóricas, envolvendo as disciplinas da educação básica.
Para a coordenadora pedagógica, Veralice Moreira da escola, a Maratona do Conhecimento é estímulo a mais para as crianças estudarem. “Esse trabalho estimula a pesquisa referente às áreas de conhecimento da Maratona. Os desafios promovem e melhoram a qualidade da educação, visto o estímulo em adquirir mais informações, complementado o que aprenderam dentro da sala de aula”, ressalta Veralice. “Assim, entendemos que estas atividades colaboram para que a criança saiba mais. É uma razão, um motivo para ela se empenhar, estudar, articular-se nos grupos da escola, dedicar-se, pesquisar, contribuindo para o aprendizado e conhecimento”, completa a coordenadora.
A final da 3ª Maratona do Conhecimento será no final do ano, no Teatro Municipal e os finalistas receberão prêmio em dinheiro e em materiais.
Premiação:
- 1° lugar: uma poupança no valor de R$ 500,00 para cada integrante da equipe.
- 2° lugar: uma coleção de DVDs para cada integrante da equipe.
- 3° lugar: uma coleção de livros para cada integrante da equipe.
- 4° lugar: um jogo pedagógico para cada integrante da equipe.
Da Assessoria - Toledo
EDUCAÇÃO
Começa 3ª Maratona do Conhecimento em Toledo
Nesta semana começou nas 35 escolas da rede municipal de ensino de Toledo, a 3ª Maratona do Conhecimento. Mais de dois mil alunos dos quintos anos participaram dos desafios que devem se estender ao longo deste ano, em mais quatro fases. O objetivo da Maratona é estimular e promover os estudos dos conhecimentos das disciplinas da educação básica, como Português, Matemática, Ciências, História e Geografia.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica